Saiba o que é catação: um comportamento meigo, fofo e importante para as aves

Publicado por parquedasaves em 18/04/2024

Atualizado em 19 de abril de 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje vamos falar sobre um comportamento chamado catação. Se você nunca ouviu falar sobre isso, vale conferir esta explicação!

Quando você vier ao Parque das Aves vai notar muitas coisas, como o ar fresco, os sons abundantes, as cores vibrantes e diferentes comportamentos das aves.

Por falar em comportamento, um que você vai conseguir observar se prestar bem atenção quando passar pelo Viveiro Cecropia é a catação.

O que é a catação?

O ato de catar, que do ponto de vista humano é bem meiguinho, é o comportamento no qual o indivíduo faz uma “limpeza” em outro do mesmo grupo, utilizando o próprio bico.

Esse comportamento pode ser observado facilmente entre os psitacídeos, a família de aves ao qual pertencem as araras (como a arara-vermelha), os papagaios  (como o papagaio-charão) e os periquitos (como a jandaia).

Todas essas aves podem ser observadas fazendo “catação” aqui no Parque das Aves, que fica bem pertinho da entrada das Cataratas do Iguaçu.

Como essas aves são geralmente monogâmicas, formando um par e permanecendo juntinhos por toda a vida, acredita-se que esse comportamento ajuda a fortalecer os laços sociais.

Quanto mais tempo catando o parceiro, mais chances da relação durar várias temporadas reprodutivas.

Isso é muito benéfico para a sobrevivência da espécie, já que aumentam as chances de mais filhotes nascendo e a marcha do ciclo da vida continuar na natureza.

Se você for bem atento, poderá observar o comportamento de catação no Parque das Aves. Na foto, dois papagaios-de-peito-roxo (Amazona vinacea).

 

Catação não é só namoro

Além disso, o comportamento da catação também ajuda a remover parasitas que se escondem entre as penas, sendo benéfico e garantindo maior bem-estar, já que diminui as chances dessas aves desenvolverem doenças que possam vir a prejudicar a saúde.

Um outro ponto importante sobre a catação é que espécies que vivem em bandos e que são cooperativas acabam “catando” mais do que aquelas que são mais solitárias.

Se você visitar o Viveiro das Araras, você poderá observar araras, como essas duas araras-vermelhas (Ara chloropterus) realizando a catação.

De fato, em casais de aves, a catação aparece mais em espécies que cooperam para criar seus filhotes.

Assim como nós, as aves também cuidam de quem amam, o que significa que somos muito mais parecidos com os animais do que pensamos!

Por isso, aproveite e envie este texto para quem você sente um carinho especial.

Observe esse comportamento no Parque das Aves

Agora é a sua vez: venha ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica, e observe esse comportamento com seus próprios olhos.

Ficamos pertinho da entrada das Cataratas do Iguaçu, é só atravessar a rua!

Clique aqui para informações sobre preço dos ingressos, descontos, horários e muito mais.

Deixe seu like em nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e TikTok.

Leia também: