15 espécies de periquitos que você encontra no Viveiro Cecropia, no Parque das Aves

Publicado por parquedasaves em 14/09/2023

Tempo de leitura: 5 minutos

Sabia que no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, você tem possibilidade de ficar junto com mais de 300 periquitos, a maioria resgatada de tráfico e maus tratos? Sim! Isso é possível no Viveiro Cecropia!

Este viveiro de imersão, ou seja, um local fechado onde as aves vivem e você pode entrar e ficar no mesmo ambiente que elas, é um local encantador, com muitas plantas e um lindo lago

E hoje vamos te falar sobre as 15 espécies diferentes de periquitos que você encontra neste viveiro, confira abaixo.

1 Maracanã-guaçu (Ara severus)

As maracanãs-guaçus são araras pequenas que medem em torno de 50 centímetros de comprimento, com penas verdes no corpo e azuladas nas asas e cauda, com face sem penas na área dos olhos.

2 Jandaia-de-testa-vermelha (Aratinga auricapillus)

Com cerca de 30 centímetros de comprimento, a jandaia-de-testa-vermelha tem realmente a testa vermelho-alaranjada, não tem como não encontrá-la no Viveiro Cecropia! Observe também as penas da região do abdômen da ave, e no interior das asas, muito lindo! 

3 Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya)

A jandaia-verdadeira mede 30 centímetros de comprimento e sua coloração chama muito a atenção de nossos visitantes, com sua cabeça e pescoço amarelos, com mancha laranja acima do bico e ao redor dos olhos, além de no peito. Quantas jandaias você consegue identificar no Viveiro Cecropia?

Olha só essa jandaia-verdadeira de perfil se deliciando com sua alimentação.

4 Príncipe-negro (Aratinga nenday)

Esse periquito de 30 centímetros de comprimento tem uma característica muito marcante: a cabeça toda preta, contrastando com o corpo verde e peito azul, com pernas vermelhas. Essa espécie pode ser avistada no Viveiro Cecropia e também na cidade de Foz do Iguaçu.

5 Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri)

O periquito-de-encontro-amarelo tem em média de 22 a 23 centímetros de comprimento e penas verdes, com face amarelo-esverdeada, além de faixa amarela na parte superior das asas. A ave pode ser observada no Viveiro Cecropia, mas também na região de Foz do Iguaçu.

6 Periquito-rico (Brotogeris tirica)

Este periquito pequenininho, com seus 21 centímetros de comprimento, possui coloração verde e algumas manchas amareladas, com algumas penas em tons azulados. Será que você consegue encontrá-lo no Viveiro Cecropia? Te desafiamos 😀 

7 Maracanã-pequena (Diopsittaca nobilis)

A maracanã-pequena é considerada uma ararinha e mede de 30 a 35 centímetros de comprimento. Possui penas verdes com manchas vermelhas no topo, cabeça com testa azul e ausência de penas na região dos olhos. Consegue notar as diferenças entre ela e a maracanã (Primolius maracana)?

8 Periquito-rei (Eupsittula aurea)

O periquito-rei mede de 25 a 29 centímetros de comprimento e tem penas verdes e ventre verde-amarelado, com destaque para a faixa laranja bem na face e ao redor dos olhos.

9 Caturrita (Myiopsitta monachus)

Este periquito tem em média de 28 a 33 centímetros de comprimento, com penas verdes e barriga, peito, garganta e testa acinzentados, além de penas azuladas na cauda. Você consegue observar a caturrita no Viveiro Cecropia e também na cidade de Foz do Iguaçu, onde o Parque das Aves está localizado.

10 Maitaca-verde (Pionus maximiliani)

Essa ave tem entre 25 e 29 centímetros de comprimento, com cauda curta em relação aos outros periquitos que vivem no Viveiro Cecropia, com coloração verde com manchas cinza-azuladas e roxas, além de cauda vermelha na parte de dentro. Essa espécie também pode ser encontrada em Foz do Iguaçu, então vale ficar atento enquanto estiver passeando por outros locais na cidade.

11 Maracanã-verdadeira (Primolius maracana)

Esta ave é considerada uma espécie de arara, com seus 40 centímetros de comprimento e parte da face sem penas. No restante do corpo, vemos penas verdes e manchas azuis nas asas e cabeça, além de uma manchinha vermelha na fronte. Não tem como não avistá-la no Viveiro Cecropia!

12 Periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus)

Esse periquito é grande como o nome indica, com tamanho médio de 30 a 32 centímetros. Com suas penas verdes, amarelas e manchas vermelhas, ele está sempre muito visível no Viveiro Cecropia. A ave ocorre na região de Foz do Iguaçu, então você pode vê-la em outras áreas da cidade.

13 Tiriba-grande (Pyrrhura cruentata)

A tiriba-grande não tem esse nome por nada não: ela é a maior ave do gênero Pyrrhura, com 30 centímetros de comprimento. Observe suas cores lindas, com verde, azul e manchas marrons, vermelhas e branca. Encontrou a ave? Não deixe de bater uma foto e marcar a gente nos seus stories 😀  

Essas 3 tiribas que vivem no Viveiro Cecropia parecem estar posando para a foto, não é mesmo?!

14 Tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis)

A ave possui de 24 a 28 centímetros de comprimento, com corpo verde e mancha vermelha na cabeça, abdômen e cauda. Além disso, tem uma mancha branca ao redor do olho. A tiriba-de-testa-vermelha é uma das aves que ocorre em Foz do Iguaçu. Não deixe de observar para ver se a encontra pela cidade quando estiver por aqui.

Foi fácil de encontrar esta tiriba no Viveiro Cecropia em sua visita ao Parque das Aves?

15 Tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis)

Será que você consegue encontrar esta pequena ave no Viveiro? Com seus 21 centímetros de comprimento, ela pode passar despercebida, então preste muita atenção! Ela tem face marrom escura e uma mancha branca que lembra mesmo uma orelha, fazendo jus ao seu nome. E o peito que parece ter um coração desenhado? Que outras cores você consegue distinguir nela?

O periquito-de-orelha-branca é uma pequena ave que parece ter um coração estampado no peito.

Origem dos periquitos que vivem no Viveiro Cecropia

As aves que hoje vivem no Viveiro Cecropia vieram de diversos centros de resgate de todo o Brasil, além de muitos zoológicos, e refletem a triste realidade do hábito de adquirir ilegalmente animais silvestres como bichos de estimação, prática que financia o tráfico de animais. 

As aves foram recebidas de situações de apreensão e chegaram ao Parque, muitas vezes, em péssimas condições, com feridas pelo corpo, asas cortadas e membros em geral parcialmente amputados, que as deixam sem condição de voo, bicos quebrados e, algumas vezes, cegas.

No Parque das Aves, essas aves têm uma nova oportunidade de vida, com um lar seguro e onde podem conviver em grupo com outras aves da mesma espécie ou de espécies diferentes.

O Viveiro Cecropia

Aberto ao público desde setembro de 2020, esse espaço imenso que abriga centenas de periquitos foi construído na metade da trilha do Parque das Aves.

A estrutura do viveiro tem 22 metros de altura, 28 metros de largura e 66 metros de comprimento. Você consegue identificar os limites do viveiro? 

Atualmente, o Viveiro Cecropia é o maior viveiro de aves do Brasil e um dos maiores viveiros de imersão da América Latina.

Juntos, os dois recintos do complexo somam meio hectare de área, e foram construídos de forma totalmente integrada com a mata, visando evitar ao máximo a derrubada de árvores.

Então, na prática, os visitantes passam por dentro de um gigantesco viveiro… Muitas vezes, sem perceber!

Assim, com tanta natureza em volta, você certamente se sentirá parte da Mata Atlântica.

Leia também: