Parque das Aves celebra Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus com evento para visitantes

Publicado por parquedasaves em 01/09/2023

Tempo de leitura: 3 minutos

Atividades interativas contarão com muitas informações sobre a importância dessas aves para o meio ambiente

Neste sábado, 2 de setembro, é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus, uma data dedicada a destacar a importância que essas aves têm para o ecossistema, ao mesmo tempo em que se chama a atenção para os desafios que enfrentam. Para celebrar a data, a equipe de Educação para Conservação preparou atividades interativas para quem visitar o Parque das Aves durante o final de semana.

“A data foi criada com a intenção de sensibilizar as pessoas sobre a relevância dos urubus ao meio ambiente e para os seres humanos. Enquanto essas aves têm sido associadas a superstições e estigmas por se alimentarem de animais mortos, a verdade é que elas desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas e na prevenção de possíveis propagações de doenças, através da eliminação dessas carcaças. E com as experiências que estamos preparando para nossos visitantes, queremos que eles saiam daqui mais sensibilizados com a magnitude dessas aves incríveis”, comenta Tays Izidoro, gerente da área de Educação para Conservação, do Parque das Aves.

Ainda fora de risco, mas sofrendo ameaças

Existem cinco espécies de urubus no Brasil: urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus), urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), urubu-da-mata (Cathartes melambrotus) e urubu-rei (Sarcoramphus papa). Algumas delas mais popularmente conhecidas e localizadas em locais bastante urbanizados do país e outras de hábitos mais relacionados a ambientes mais específicos.

“Felizmente, nenhuma dessas espécies está ameaçada de extinção no Brasil. Mesmo assim, eles enfrentam ameaças diversas, como caça ilegal, desmatamento e atropelamentos, que faz com que algumas das espécies apresentem uma tendência ao declínio populacional”, reforça Tays.

Aves necrófagas

Ao contrário da má reputação que alguns podem atribuir aos urubus, essas aves são peças vitais ao ecossistema. Embora sejam considerados aves de rapina, suas garras não são tão adaptadas para caça, mas sua visão e olfato são altamente desenvolvidos, tornando-os excelentes localizadores de carcaças.

Sua alimentação, à base de animais em decomposição, contribui para a manutenção das florestas, evitando possíveis propagação de doenças, como o botulismo e a raiva. Além de retirar do ambiente estes microorganismos prejudiciais à saúde, os urubus têm características fisiológicas únicas, como um suco gástrico altamente ácido e dejetos ácidos, que neutralizam microorganismos e toxinas, mantendo então o ambiente ainda seguro para a saúde humana.

“Aqui no Parque das Aves, os visitantes podem conhecer o urubu-rei, a maior e mais majestosa espécie de urubu. E é interessante notar a ausência de penas na cabeça e pescoço, características que ajudam os urubus a não se contaminarem durante a alimentação”, comenta Tays.

“Neste Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus, convidamos todos a celebrar e reconhecer a importância ecológica dessas aves frequentemente subestimadas. Compartilhando o conhecimento por essas criaturas, podemos contribuir para um equilíbrio mais saudável, respeitoso e sustentável em nosso ecossistema”, finaliza Tays.

Serviço:

O quê: Atividades interativas para celebrar o Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus

Quando: sábado e domingo, 2 e 3 de setembro. Observação: a atividade poderá ser suspensa de acordo com as condições climáticas.

Onde: Parque das Aves

Valor: incluso mediante compra do ingresso para visitar o atrativo

Leia também: