Podcast das Aves | Episódio 5 (22/09/2023) – Transcrição

Publicado por parquedasaves em 22/09/2023

Tempo de leitura: 2 minutos

Apresentação

Olá, pessoal! Eu sou o Felipe Espinola, da Comunicação, e esse é o seu Podcast das Aves, o informativo semanal para você ficar atualizado sobre as últimas notícias do mundo da biodiversidade e do Parque das Aves.

1 Moradores de Foz vão entrar gratuitamente no Parque das Aves

Entrada gratuita para os moradores de Foz do Iguaçu! Nos dias 7 e 8 de outubro, sábado e domingo, os moradores de Foz terão entrada gratuita no Parque das Aves.

Em comemoração ao aniversário de 29 anos do Parque, moradores que apresentarem um comprovante de residência em próprio nome acompanhado de RG não pagam nada pra entrar!

Nos ajude a compartilhar essa notícia para que mais pessoas aproveitem esse benefício e venha passar o dia aqui com a gente!

2 Ameixa e Tingão em São Francisco Xavier, São Paulo

Lembra de Ameixa e Tingão, jacutingas nascidas no Parque das Aves enviadas para São Francisco Xavier, em São Paulo?

Então, já fazem 4 meses que as duas jacutingas saíram de Foz do Iguaçu para fazer parte do Projeto Jacutinga, coordenado pela Sociedade para Conservação das Aves do Brasil, a SAVE Brasil.

Dos dois, apenas Ameixa foi aprovado na fase de reabilitação, permitindo que ele fosse para a fase de liberação na Mata Atlântica, motivo de muita felicidade para todos nós. 

Já Tingão não passou para a fase final, e portanto ele seguirá para outro destino, contribuindo de outra forma para a conservação da sua espécie.

3 Presença da cônsul-geral da Polônia no Parque das Aves

Esta semana, a cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska, esteve no Parque das Aves e conheceu de perto o nosso trabalho de conservação de espécies ameaçadas da Mata Atlântica.

A sua visita se deve à reforma do túmulo de Tadeusz Chrostowski, considerado patrono da ornitologia paranaense pelas suas contribuições em pesquisas de aves paranaenses.

O túmulo original foi construído em 1933 pela comunidade polonesa paranaense, mas atualmente restam apenas ruínas e encontra-se dentro do Parque Nacional do Iguaçu,  às margens da estrada velha de Guarapuava, próximo da região de Matelândia.

O projeto de reconstrução do túmulo de Tadeusz está sendo coordenado pela Adetur juntamente com o idealizador do projeto, o professor e historiador Maurício Dezordi, e o patrocínio do Consulado da Polônia e do Parque das Aves.

O projeto também tem apoio da Prefeitura Municipal de Matelândia, do Parque Nacional do Iguaçu e ICMBio.

Conclusão

Essas foram as últimas notícias do Parque das Aves. Vejo você na próxima semana, tchau.

Leia também: