Como as jacutingas do Parque das Aves aprendem a viver na floresta

Publicado por Parque das Aves em 05/08/2022

Atualizado em 30 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 7 minutos

Que tal descobrir como funciona o treinamento de liberação planejada das jacutingas nascidas no Parque das Aves? Descubra nesse artigo!

“Você está levando um membro da nossa família. Por favor, cuide com carinho.”

A caixa verde, contém uma jacutinga (Aburria jacutinga), uma linda ave ameaçada de extinção da Mata Atlântica, que viaja do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), para São Francisco Xavier (SP).

Seu Francisco, tratador do Parque das Aves, é considerado o avô das jacutingas nascidas no local. Afinal, ele costuma preparar o recinto e os ninhos para reprodução.

“Os netinhos partindo para procurar a natureza. É uma recompensa para tudo o que a gente faz”, resume o tratador, emocionado.

Então, a equipe do Parque das Aves se reuniu para assistir a partida das jacutingas para o aeroporto de Guarulhos. Ali, Paloma Bosso, diretora técnica da instituição, recebeu as aves de carro.

O destino? São Francisco Xavier, onde as aves ficarão aos cuidados do Projeto Jacutinga, uma iniciativa da SAVE Brasil – Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil.

Essa história, que já se repetiu muitas vezes no Parque das Aves, é constante em nossa rotina de trabalho, por meio de parcerias com outras instituições comprometidas em conservar aves da Mata Atlântica.

O transporte das jacutingas é realizado com todo o cuidado para garantir bem-estar até seu destino final.

Jacutingas, jardineiras da Mata Atlântica

Infelizmente, a jacutinga está praticamente extinta em algumas regiões da Mata Atlântica, devido à degradação de seu ambiente natural e a exploração indiscriminada do palmeira-juçara, cujo fruto é um alimento essencial para a ave.

Além disso, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), essa espécie foi uma das mais caçadas no bioma, com relatos de abates de até 50.000 aves em uma única temporada. Por isso, é essencial reproduzir a espécie sob cuidados humanos.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, liberar na natureza uma ave que está acostumada a ser cuidada por humanos não é um processo simples.

De fato, o Projeto Jacutinga, que reintroduz e monitora as jacutingas em áreas onde elas costumavam existir, é prova de que não basta simplesmente abrir uma gaiola ou caixa de transporte.

Na sede do projeto, em São Francisco Xavier, há um viveiro de reabilitação. Lá, os animais aprendem a sobreviver por conta própria na mata, para que a liberação ocorra de forma planejada e responsável, maximizando as chances de sucesso.

Assim, também é possível reconstruir as relações ecológicas que existiam no local. Afinal, uma jacutinga pode dispersar mais de 40 espécies de plantas da Mata Atlântica!

Então, salvar essa incrível jardineira da floresta ajuda a proteger muitas plantas nativas (e animais que se alimentam delas).

Por isso, o trabalho do Parque das Aves junto à SAVE não se resume a reproduzir e enviar jacutingas para a floresta. Na verdade, em última instância, se trata de resgatar o papel ecológico de uma das principais “jardineiras” da Mata Atlântica, protegendo a biodiversidade.

Além disso, as atividades do Projeto Jacutinga ajudam a educar as comunidades locais sobre a importância da espécie, trabalhando com as escolas locais e elaborando material educativo.

A jacutinga, uma das aves da Mata Atlântica, está ameaçada de extinção. Por isso, alguns indivíduos nascidos no Parque das Aves foram preparados pela SAVE Brasil para liberação no ambiente natural.

Liberação gradual e planejada

No passado, as jacutingas viviam em abundância na Mata Atlântica do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, além de cidades na Argentina e no Paraguai.

No entanto, com tantas ameaças, não demorou para que a população estimada se resumisse a apenas 2 mil indivíduos, com tendência ao declínio.

Assim, surgiu o Projeto Jacutinga, que começou seu trabalho em 2014 , criando um programa de reintrodução e monitoramento de jacutingas, com base em pesquisa científica e educação ambiental.

Atualmente, a reintrodução dessas aves acontece na Serra da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, em Caraguatatuba e, também, no Rio de Janeiro.

O Projeto Jacutinga desenvolveu e testou todo o protocolo de preparação pré-liberação e de monitoramento pós-liberação.

Esse tipo de liberação gradual, planejada para que os animais nascidos sob cuidados humanos tenham a oportunidade de aprender a “se virar sozinhas” na natureza, recebe o nome de liberação branda (soft release em inglês).

Mais duas jacutingas nascidas no Parque das Aves foram enviadas para o Projeto Jacutinga em 2023, porém apenas uma conseguiu passar pelo treinamento e passou para a fase de liberação.

 

Nascidas para viver no mato

Então, em 2016, o Parque das Aves se tornou parceiro da iniciativa, reproduzindo e enviando para liberação aves que nasceram na instituição e tenham perfil adequado para sobrevivência na natureza.

Assim, o Parque das Aves seleciona casais saudáveis, com boa capacidade de reprodução e uma genética variada, para fazer parte do programa.

Já em 2017, foram 6 jacutingas que, durante 8 meses, passaram por esse processo de ambientação, dentro de um recinto em meio à mata nativa.

Então, no ano seguinte, a primeira liberação realizada foi a da jacutinga Mimi. Depois dela, vieram Tingo e Mac, Iguaçu e Jurema, Atlântica e Zangão, Neve e Atchim.

Recentemente, cinco animais foram enviados em 2021, outros três em 2022 e mais dois em 2023. E é assim que pretendemos seguir: cuidando de jacutingas e, portanto, plantando árvores nativas na Mata Atlântica.

Clique aqui para ver um vídeo que divulgamos em dia 5 de julho, data em que as últimas jacutingas viajaram para São Paulo!

jacutingas-são-uma-das-aves-mais-ameaçadas-da-mata-atlântica
Jacutinga, espécie reproduzida pelo Parque das Aves e treinada para reintrodução na natureza pelo Projeto Jacutinga, da SAVE Brasil. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Mimi, o primeiro caso de sucesso

Mimi foi uma das primeiras jacutingas nascidas no Parque das Aves a serem reintroduzidas na Mata Atlântica. Criada pelos pais na instituição, ela cresceu em um recinto em meio à mata, onde aprendeu a voar.

Devido ao seu comportamento natural, ela apresentava uma grande chance de sobrevivência na natureza. Por isso, foi escolhida para participar do treinamento criado pela equipe do Projeto Jacutinga, que durou vários meses.

Inicialmente, as jacutingas passam por procedimentos de avaliação clínica, exames, pesagem e anilhamento (que é a inserção de anilhas, pequenos anéis de identificação, nas patas das aves).

Então, começa o período de reabilitação, que inclui treinamentos para identificar predadores, realizados com animais falsos (como felinos de pelúcia e gaviões de mentirinha) e cães.

 

As jacutingas, durante a reabilitação, aprendem a reconhecer predadores para encarar os perigos da vida real, como felinos e gaviões. Os cães também cooperam durante o treinamento para reforçar esse reconhecimento. Foto: Equipe do projeto Jacutinga.

Voltando para casa


Por fim, a equipe iniciou o processo de liberação, abrindo o recinto para ver se ela explorava o lado de fora. Inicialmente, Mimi preferiu permanecer lá dentro. Essa é uma reação positiva, pois demonstra cautela com mudanças.

Mas, no dia seguinte, os técnicos fizeram uma nova tentativa. Dessa vez, já mais preparada, Mimi optou por deixar o recinto e se juntou às outras jacutingas já reintroduzidas no local. E segue vivendo por conta própria na floresta!

 

as-jacutingas-aprendem-a-reconhecer-alimentos-nativos-da-floresta-no-recinto-de-treinamento

No recinto de treinamento, as jacutingas aprendem a reconhecer plantas nativas da floresta, como o fruto da palmeira-juçara, um de seus alimentos favoritos. Foto: Equipe do Projeto Jacutinga.

De olho nas novas moradoras da floresta

Um grande exemplo de sucesso em uma reintrodução, Mimi continua a emitir sinais por meio de um transmissor via rádio acoplado em seu dorso, assim como diversas outras jacutingas nascidas no Parque das Aves, que hoje se aventuram pela Mata Atlântica.

Além disso, em todas imagens capturadas durante o monitoramento, ela parece saudável e apresenta muita desenvoltura na floresta.

Como esperado, Mimi apareceu se alimentando dos coquinhos do palmito-juçara e espalhando as sementes ao voar para lá e para cá. Afinal, ela é uma jardineira nata!

A história de Mimi ilustra como a reintrodução é uma área de trabalho que exige muita pesquisa da espécie, principalmente seu comportamento e seu habitat.

Além disso, vale lembrar que, após o treinamento, aves que não estão aptas para liberação responsável são enviadas de volta ao Parque das Aves. Afinal, nunca deixaríamos nossos amigos desamparados, certo?

alessandra-coordenadora-do-projeto-jacutinga-prepara-o-transmissor-de-uma-das-aves

Alecssandra Tassoni, coordenadora do Projeto Jacutinga, prepara o transmissor em uma das aves. Foto: Equipe do projeto Jacutinga.

 

Conheça as jacutingas de perto

Agora é a sua vez: venha ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica.

Ficamos em frente das Cataratas do Iguaçu, é só atravessar a rua!

Clique aqui para informações sobre preço dos ingressos, descontos, horários e muito mais.

Deixe seu like em nossas redes sociais. Estamos no InstagramFacebook TikTok.

 

Leia também: