Parque das Aves irá realizar seu tradicional Halloween das Aves

Publicado por parquedasaves em 27/10/2023

Home > Blog > Release >

Tempo de leitura: 2 minutos

Durante o dia, serão oferecidos enriquecimentos ambientais temáticos, que promovem bem-estar às aves

No dia 31 de outubro, o Parque das Aves vai realizar seu tradicional Halloween das Aves, evento que se tornou parte oficial do calendário festivo da atração.

As atividades incluirão a oferta de enriquecimento ambiental para as aves, e quem estiver visitando o Parque na data poderá acompanhar em 3 horários diferentes: às 9h, às 10h30 e às 13h.

“O enriquecimento ambiental é uma parte essencial do bem-estar animal. Ao fazermos a introdução de novos estímulos em seus ambientes, incentivamos as aves a exibir exibir seus comportamentos naturais”, explica Alessandra Mello, coordenadora da área de Bem-estar Animal do Parque das Aves.

As atividades

A oferta de enriquecimento ambiental será realizada em três horários e em viveiros de imersão diferentes. Viveiros de imersão são os viveiros em que os visitantes entram e ficam bem pertinho das aves. Às 9h da manhã, será feita a oferta no Viveiro Os Pequenos Marrons; às 10h30 no Viveiro Aves de Rios e Manguezais e às 13h no Viveiro das Araras.

Os visitantes que estiverem no Parque poderão acompanhar observando a interação das aves.

“Essa data já se tornou oficial em nosso calendário festivo por ser uma ótima forma de envolver o visitante com os cuidados diários direcionados ao bem-estar dos animais que vivem no Parque das Aves”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do atrativo.

É importante ressaltar que os animais são sempre convidados a interagir com o enriquecimento, mas nunca obrigados. A quantidade oferecida é sempre proporcional ao número de animais nos recintos, para que todos tenham a oportunidade de acessar os itens caso assim desejarem.

“Essas ações de oferta de enriquecimento estão fundamentadas em um bom planejamento da nossa equipe e em ciência, procurando sempre atuar conforme as melhores práticas a fim de proporcionar  as melhores condições de vida possíveis para os animais sob nossos cuidados”, reforça Paloma.

A importância do enriquecimento ambiental

A técnica de enriquecimento ambiental tem como objetivo aprimorar o bem-estar animal, incentivando-os a manifestar seus comportamentos inatos por meio de diferentes incentivos, sejam eles físicos, nutricionais, sociais, mentais ou sensoriais.

Tais práticas são planejadas conforme diretrizes da equipe de Nutrição e Bem-estar Animal e são supervisionadas pela equipe que monitoram e registram o comportamento dos animais através da coleta de dados.

“O enriquecimento ambiental é uma atividade que ocorre todos os dias no Parque das Aves, com o objetivo de proporcionar um alto grau de bem-estar físico e psicológico aos animais. A diferença desse evento com cronograma aos visitantes é que, em datas festivas, como por exemplo o Halloween, os itens oferecidos para as aves são temáticos”, conclui Alessandra Mello.

O quê: Enriquecimento temático “Halloween das Aves”

Onde: No Parque das Aves, no Viveiro Os Pequenos Marrons, Aves de Rios e Manguezais e das Araras

Quando: Terça-feira, às 9h, às 10h30 e às 13h

Valor: gratuito mediante compra do ingresso

Nos acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/parquedasaves

Leia também: