Conheça os bastidores do time de Comunicação do Parque das Aves

Publicado por parquedasaves em 06/03/2020

Atualizado em 26 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabia que, por trás de cada foto, vídeo ou texto em nossas mídias sociais e no blog, existe um time de Comunicação muito comprometido trabalhando?

Embora algumas pessoas pensem que produzir conteúdo é algo simples, há uma equipe inteira que se dedica a criar materiais especialmente pensados para você!

Assim, tudo – palavras, imagens, vídeos, áudios e links – é cuidadosamente selecionado com muita atenção, cuidado e técnica.

Criado em 2010, o departamento de Comunicação ganhou reforços a partir de agosto de 2016. Desde então, profissionais de diversas formações acadêmicas já contribuíram com o departamento, compartilhando seus conhecimentos em prol da conservação das aves.

time-de-comunicação-em-frente-à-ilha-dos-papagaios
Registro do time de Comunicação do Parque das Aves próximo às placas da trilha de acesso dos visitantes, em 2018. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Até o momento, essa lista inclui pessoas das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Turismo, Relações Internacionais, Marketing, Tecnologia da Informação, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas! Que time de peso, né?

Comunicação estratégica para a conservação

A comunicação estratégica pode ser a chave para o sucesso de ações de conservação ambiental, engajando comunidades na proteção e defesa de diferentes espécies.

Por isso, trabalhamos com diferentes tipos de mídias, como placas físicas, vídeos, redes sociais, logomarcas e desenvolvimento de produtos.

apresentação-de-pôster-no-encontro-bianual-da-ize-international-zoo-educators-association
Apresentação de pôster sobre a importância de contar histórias para salvar animais do tráfico e maus-tratos. Registro do encontro da International Zoo Educators Association (IZE), na edição de 2018, em Al Ain – Emirados Árabes Unidos. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Além disso, já prestamos consultorias em comunicação estratégica para outras instituições que trabalham com conservação. Por exemplo, em 2018, participamos do planejamento estratégico comunicacional do Projeto Tatu-Canastra.

equipe-de-comunicação-em-frente-à-placa-do-parque-das-aves
Registro da equipe de Comunicação em frente à placa do Parque das Aves, em 2019. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Por fim, já ofertamos serviços de design gráfico sem custo para diversas iniciativas de conservação, como o Programa Nacional para Conservação do Mutum-de-Alagoas (logomarca), Projeto Papagaio-Chauá (logomarca) e o Parque Nacional do Iguaçu (campanha do aniversário de 80 anos).

A comunicação para conservação é uma ferramenta vital para salvar espécies. No Parque das Aves, a área de Comunicações trabalha transversalmente, atuando de maneira muito próxima com todas as outras para, em conjunto, definir, aplicar e medir estratégias de comunicação que engajem e possam mudar padrões.”

(Melissa Correa – Gerente de Comunicação do Parque das Aves)

melissa-gerente-de-comunicação-do-parque-das-aves-em-seu-escritório
Para Melissa Correa, gerente da área de Comunicações do Parque das Aves, uma boa comunicação pode ajudar a salvar espécies. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Uma nova comunicação para cuidar da Mata Atlântica

O Parque das Aves existe desde 1994 e, durante muitos anos, atuou com espécies de diferentes ecossistemas e biomas brasileiros. Inclusive, abrigava muitos animais de outros países. Inclusive, somos o maior parque de aves da América Latina!

No entanto, em 2017, o foco do nosso trabalho passou a ser a conservação das espécies de aves ameaçadas de extinção da Mata Atlântica. Assim, toda a nossa comunicação precisou mudar também!

Então, com o apoio da Agência Fog, o Parque das Aves iniciou um trabalho de reposicionamento total da sua marca (branding 360º).

felipe-ao-lado-do-calendário-contando-os-dias-para-o-novo-branding-do-parque-das-aves
Felipe ao lado do calendário, contando os dias para o novo branding do Parque das Aves, uma grande mudança de posicionamento institucional. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Durante essa mudança, que durou meses, foram realizadas incontáveis alterações no site, nas redes sociais e nos materiais impressos do Parque.

Além disso, esse período intenso de criação contou com o desenvolvimento de vídeos, uniformes para os colaboradores, materiais para a loja, cardápios para o restaurante e instalação de outdoors na cidade de Foz do Iguaçu.

Com o mapeamento de toda a jornada do visitante, também foram criados conteúdos educomunicativos para mais de 300 novas placas na trilha de visitação!

melissa-falando-sobre-departamento-de-comunicação-em-evento-internacional
Melissa durante o Congresso da Associação Latino-americana de Zoológicos e Aquários (ALPZA), explicando o reposicionamento comunicacional do Parque das Aves para trabalhar com o bioma Mata Atlântica. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Rotina criativa no time de Comunicação

Para incentivar as pessoas a cuidarem da Mata Atlântica, o time de Comunicação realiza muitas tarefas diárias!

Tudo começa com o reconhecimento do público e a definição da estratégia que será utilizada nas plataformas, pois cada rede social e cada canal de comunicação é completamente diferente.

Por exemplo, quando entramos no Tik Tok, o objetivo era conversar com um público completamente novo: a geração Z, nascida entre 1995 e 2010 – e que já corresponde a 20% da população brasileira, sendo muito relevante para a causa da Mata Atlântica!

Então, a partir dos parâmetros presentes em cada rede social, podemos começar o planejamento das pautas e dos conteúdos que serão abordados durante o mês.

E, com o planejamento feito, iniciamos a criação do material – que pode estar em vários formatos, como texto, foto, vídeo ou design gráfico!

melissa-amanda-e-dominique-divulgando-o-parque-das-aves-em-evento-de-turismo
Melissa, Amanda e Dominique (no banner) divulgando o Parque das Aves em evento de turismo. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Produção audiovisual cuidadosa

A etapa de produção audiovisual é muito importante, pois permite que as pessoas admirem a beleza das espécies de flora e fauna da Mata Atlântica por meio de fotos e vídeos incríveis!

Afinal, aqui no Parque das Aves, acreditamos muito no poder do encantamento para mobilizar pessoas em prol da conservação!

No entanto, para fazer um bom registro dos animais, é preciso se planejar: criar roteiros, preparar o equipamento e pensar em como captar as imagens (tamanho, fundo e enquadramento).

Ainda, antes de entrar em alguns recintos de animais, é preciso combinar com a equipe técnica do Parque das Aves.

Além disso, para fazer algumas gravações ou fotos, especialmente das espécies noturnas ou que gostam de se esconder, pode ser necessário esperar pelo momento certo… ou até mesmo aguardar por uma determinada condição meteorológica ou estação do ano!

equipe-de-comunicação-esperando-ave-sair-do-recinto-para-registrar-o-momento
Equipe esperando uma ave sair do espaço de manejo para registrar o momento. É preciso paciência para produzir fotos e vídeos de animais! Foto: Equipe do Parque das Aves.

Para gravação de áudio, também é muito importante verificar se o som (especialmente cantos de aves) foi registrado com qualidade, para que seja integralmente aproveitado.

Tudo isso é essencial para que o conteúdo fique bonito e audível, ajudando mais e mais pessoas a se apaixonarem pela Mata Atlântica!

Por meio da comunicação audiovisual, enfatizamos a beleza da Mata Atlântica, encantamos pessoas e plantamos sementes da conservação para aqueles que observam. A comunicação desperta o desejo de mudança!

(Victor Barreto – Assistente de Comunicação do Parque das Aves)

Criação atenta de textos

Já para a criação de textos, o primeiro passo é pesquisar bastante sobre a pauta, visando trazer informações diferenciadas em relação ao que já existe na internet.

Com frequência, é necessário entrar em contato com outras pessoas, para conseguir informações complementares e confirmar fatos. Às vezes, também precisamos traduzir textos em outras línguas.

Depois, chegou a hora da revisão! Porém, não basta ficar de olho na coesão, coerência e gramática. Em resumo, esse é o momento de verificar se o texto realmente está claro e acessível ao leitor, conferir se todas as fontes foram mencionadas e adicionar links extras.

Além disso, podemos indicar perfis relevantes, selecionar hashtags estratégicas e emojis apropriados. Por fim, no caso do blog, é preciso formatar e otimizar a postagem para facilitar as buscas na internet!

Hora de postar!

Por fim, com texto, imagem e som prontos, é hora de realizar o agendamento das publicações de cada plataforma!

Nessa fase, precisamos conhecer o melhor dia e horário para postagem, para que os posts tenham o melhor alcance possível.

Certo, conteúdo postado… agora tá tudo pronto, né? Calma, que ainda não acabou!

Por fim, precisamos realizar a interação com nossos seguidores, respondendo seus comentários e marcações. Afinal, é preciso retribuir o carinho e tirar todas as dúvidas deles!

dominique-e-victor-fazendo-análises
Dominique e Victor analisando pontos do atendimento online. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Avaliando o trabalho de comunicação

Além dessas etapas de criação de conteúdo, também realizamos a análise dos resultados. Para isso, observamos as métricas das publicações, buscando entender quais são os interesses dos seguidores.

O visual atrai, mas o conteúdo convence. Um bom material de comunicação tem projeto: possui planejamento original e criativo!

Nosso conteúdo é a digital do Parque das Aves nas mais diversas mídias sociais. Então, o foco está em educar, encantar e engajar o público com a Mata Atlântica e suas espécies. Nós entretemos educando e educamos entretendo.

Além disso, a análise de resultados é a nossa bússola: mostra se isso está sendo feito da melhor forma possível, ou se precisa ser adaptado.

(Dominique Gentil – Analista de Comunicação do Parque das Aves)

Essa etapa de avaliação é muito importante para fazer ajustes, aperfeiçoando o material diariamente.

Aliás, precisamos estar sempre estudando sobre as novas tendências e formatos de criação de conteúdos, pois eles mudam com frequência!

dominique-e-amanda-em-curso-de-formação-sobre-mídias-sociais
Dominique e Amanda em um momento de formação sobre mídias sociais. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Foco em Educomunicação

Em 2019, a equipe de Comunicação do Parque das Aves criou um Grupo de Trabalho (GT) junto ao departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves.

Assim, iniciou-se um experimento de colaboração entre departamentos que ajudou a enriquecer ainda mais nossas mídias sociais.

Além disso, foi uma experiência de formação para todos os envolvidos: enquanto os educadores trouxeram conhecimentos sobre biologia, ecologia, sustentabilidade e conservação, os comunicadores compartilharam informações valiosas sobre as melhores formas de divulgar esses conteúdos especializados para o público geral.

encontro-de-avaliação-das-atividades-de-educomunicação
Encontro de avaliação das atividades de Educomunicação, com educadores e comunicadores. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Assim, nossos materiais se tornaram ainda mais precisas, coerentes e baseadas em fontes confiáveis.

Atualmente, a equipe de Comunicação conta com uma educomunicadora em tempo integral, que analisa tanto os detalhes técnicos quanto o valor pedagógico dos conteúdos criados.

O diferencial da educomunicação em relação às nossas ações educativas presenciais é que, na internet, simplesmente não há limites no número de pessoas que conseguimos mobilizar pela Mata Atlântica.

Mesmo à distância, difundimos informação, promovemos hábitos sustentáveis e incentivamos corações a amarem a vida selvagem. Assim, amplificamos a nossa mensagem de conservação!

(Sarah Webber – Educomunicadora do Parque das Aves)
dominique-e-amanda-comemoram-a-chegada-a-100-mil-seguidores-no-instagram
Dominique e Amanda comemoram a chegada a 100 mil seguidores no Instagram do Parque das Aves, em 2019. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Mostrando a Mata Atlântica ao vivo

Nas redes sociais, também costumamos realizar lives frequentes, que permitem conversar com nossos parceiros e seguidores ao vivo!

De fato, nossas lives já mostraram muitos bastidores do Parque das Aves, como o interior da Cozinha das Aves, a alimentação dos animais de diferentes espécies nos recintos mistos e os cuidados com as borboletas do nosso Borboletário.

Além disso, também falamos sobre como observar aves na Mata Atlântica, explicamos detalhes sobre as atividades de bem-estar animal e contamos como criamos itens de enriquecimento ambiental!

Dessa forma, unindo diversas equipes e trabalhando de forma coletiva, queremos aproximar você ainda mais do Parque das Aves e da nossa Mata Atlântica. Então, aproveite e nos acompanhe no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Blog!

visitante-tira-foto-de-outro-visitante-no-parque-das-aves
O visitante do Parque das Aves vive uma experiência única na Mata Atlântica. No entanto, para quem ainda não pôde visitar ou está com saudades, a equipe de Comunicação compartilha um pouquinho do Parque todos os dias! Foto: Equipe do Parque das Aves.

Descubra as aves da Mata Atlântica ao vivo e a cores

Acompanha nossas postagens nas redes sociais e fica com vontade de ver tanta beleza ao vivo? Então, quando vier a Foz do Iguaçu, não deixe de visitar o Parque das Aves! Estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui!

tucano-pousado-no-recinto-em-frente-à-mata-nativa
O Parque das Aves é um espaço de conexão única com as aves da Mata Atlântica. Foto: Equipe do Parque das Aves.

Leia também: