5 promessas de ano novo para cuidar da Mata Atlântica

Publicado por parquedasaves em 31/12/2021

Atualizado em 25 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 5 minutos

Que tal incluir em seus planos de ano novo algumas promessas para cuidar da Mata Atlântica? Veja várias dicas no blog!

Mais um ano está chegando ao fim e, outra vez, as pessoas fazem promessas para o ano que está por vir. Afinal, o ano novo é o momento para refletir sobre o que foi feito e o que ainda pode ser realizado.

Então, que tal incluir na sua lista de planos para o novo ano algumas promessas que envolvem o cuidado da Mata Atlântica?

Afinal, se queremos um futuro próspero… nada melhor do que cuidar do meio ambiente, não é mesmo?

Assim, preparamos  5 sugestões para ajudá-lo a incluir uma dessas promessas de ano novo em 2022:

Promessa 1: Engajar mais pessoas na conservação da Mata Atlântica

Uma forma de contribuir com a Mata Atlântica é engajando mais pessoas para ajudar na sua conservação!

Para isso, se informe sobre as ameaças que afetam esse bioma, converse com as pessoas sobre essas questões e compartilhe conteúdos nas mídias sociais – especialmente se for para divulgar as belezas dessa floresta maravilhosa!

Então, vamos fazer com que o cuidado com a Mata Atlântica se espalhe por aí? Veja os outros posts aqui do blog e compartilhe com seus amigos!

Divulgue as belezas da Mata Atlântica para mais pessoas e converse sobre as ameaças que esse bioma enfrenta. Assim, você ajuda a engajá-las na proteção dessa floresta! Foto: Equipe do Parque das Aves.

Promessa 2: Pensar e pesquisar bem antes de comprar algo

Para cuidar da Mata Atlântica e proteger os animais e as plantas que vivem nela, uma das coisas mais importantes que podemos fazer é evitar compras desnecessárias e adquirir produtos mais sustentáveis.

Por isso, quando for comprar algo, se faça algumas perguntas:

Preciso mesmo deste item – é uma necessidade ou desejo?

Posso comprá-lo – financeiramente falando?

Devo comprá-lo – analisando questões éticas?

Que tipo de impacto é causado pela compra desse produto, e como posso reduzi-lo?

Quando acabar a sua vida útil, esse produto exige algum tipo de descarte especial?

Acredite: essa simples reflexão antes de fazer compras faz uma diferença e tanto no cuidado com a Mata Atlântica!

Promessa 3: Plantar árvores nativas da Mata Atlântica

Sempre que puder, plante árvores nativas da sua região!

Aliás, ao acompanhar o desenvolvimento delas, você consegue observar as espécies de aves interagindo com a nova moradia ou com os frutos ali presentes!

Então, que tal aproveitar e conhecer algumas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica?

No entanto, se você não tem espaço para plantar uma árvore na sua casa, que tal fazer uma doação para uma organização não-governamental que trabalhe com reflorestamento?

Por exemplo, temos instituições como a SOS Mata Atlântica – na qual você escolhe o valor mínimo da contribuição, que única ou se tornar mensal – ou A Copaíba – onde, com uma contribuição mínima de 25 reais, você apoia o plantio de 15 árvores nativas por ano!

Inclusive, se preferir ajudar de forma gratuita, você também pode utilizar o Ecosia como buscador de internet. Afinal, 80% dos lucros deste mecanismo de busca são doados para projetos de reflorestamento – inclusive na Mata Atlântica! Bacana, né?

Araucária, árvore nativa da Mata Atlântica. Uma maneira de ajudar a cuidar desse bioma é plantando árvores nativas da sua região, ou doando para ONGs que trabalham com reflorestamento. Foto: Equipe do Projeto Charão.

Promessa 4: Descascar mais e desembrulhar menos

Ao longo do ano, evite alimentos industrializados e que estejam embalados com várias camadas de papel e plástico!

Dessa forma, além de fazer bem para a sua saúde, você estará evitando que matérias-primas (papel e petróleo) sejam extraídos e gerem resíduos desnecessários, contribuindo para cuidar da Mata Atlântica.

Assim, busque fazer suas compras em feiras para fortalecer os produtores locais, principalmente aqueles que não utilizem agrotóxicos em suas plantações.

Aliás, prefira frutas para os lanches fora de casa. Afinal, elas já vem embaladas na própria casca ou podem ser levadas em potes, dispensando embalagens descartáveis!

Comprar comidas com menos embalagens ou embaladas em embalagens biodegradáveis é uma ótima maneira de ajudar a cuidar da Mata Atlântica. Por exemplo, frutas e vegetais já vem embaladas na própria casca! Foto: Pexels.

Promessa 5: Contribuir com um projeto de conservação

Existem vários projetos de conservação que ajudam espécies ameaçadas de extinção, e você pode contribuir com eles!

Por exemplo, é possível fazer isso financeiramente, com doações únicas ou mensais (em esquema de filiação ou apadrinhamento). Assim, esses valores possibilitam a compra de itens como alimentos e medicamentos para animais resgatados. Além disso, servem para comprar equipamentos para monitorá-los na natureza ou materiais de divulgação e educação ambiental.

Por outro lado, outra forma de cuidar da Mata Atlântica é doar o seu tempo, se tornando voluntário em algum projeto de fauna ou flora da sua região.

Por fim, também vale seguir os projetos nas mídias sociais, conhecendo mais sobre o trabalho que eles realizam e compartilhando as últimas novidades!

Você pode contribuir muito com a Mata Atlântica fazendo doações para projetos de conservação – como o do papagaio-de-peito-roxo! Foto: Equipe do Parque das Aves.

Por isso, veja essa lista de projetos de conservação na Mata Atlântica, com os quais você pode contribuir:

  • Ajude o papagaio-de-peito-roxo: doe para um projeto de reintrodução da espécie na natureza;
  • Apoie a jacutinga, ave da Mata Atlântica ameaçada de extinção, clicando aqui;
  • Proteja diversas espécies ameaçadas de extinção protegidas pela ONG Aquasis, clicando aqui;
  • Defenda diversos animais da Mata Atlântica protegidos pelo Instituto Últimos Refúgios, doando aqui.

Viu como é fácil ajudar na conservação da Mata Atlântica? Assim, com pequenas atitudes, você faz uma enorme diferença na conservação desse bioma!

Então, que em 2022 todas as suas metas sejam alcançadas e que possamos ter mais áreas de Mata Atlântica para proteger, visitar, conhecer e sentir!

Nesse ano novo, viva a Mata Atlântica de perto

Em em sua próxima visita a Foz do Iguaçu, visite o Parque das Aves e conheça as aves da Mata Atlântica bem de pertinho! Estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui.

O Parque das Aves é um espaço de conexão única com as aves da Mata Atlântica.
Foto: Equipe do Parque das Aves.

Leia também: