Parque das Aves contrata consultoria de médico veterinário especialista em ortopedia de aves silvestres

Publicado por parquedasaves em 22/02/2024

Home > Blog > Release >

Tempo de leitura: 2 minutos

Plinio Mantovani veio à convite da instituição para ajudar a solucionar casos complexos e desafiadores

Esta semana, o Parque das Aves recebeu o médico veterinário Plinio Mantovani, com vasta experiência em ortopedia de animais silvestres, para prestar consultoria para casos clínicos e de maior complexidade na instituição.

“O Parque das Aves constantemente está preocupado em proporcionar o maior grau de bem-estar para os animais sob seus cuidados. Por isso, sempre que necessário, contamos com uma ajuda extra de profissionais renomados que somam esforços aos da nossa equipe, já tão dedicada no cuidado diário com os animais. Sempre que identificada uma demanda mais complexa, contratamos o serviço destes profissionais que vem para complementar as ações institucionais. Esse foi o caso do Plínio, que tem mais de 15 anos de experiência no tratamento ortopédico de animais silvestres, atua em diferentes instituições nacionais e internacionais, utilizando técnicas modernas e muito bem conceituadas de ortopedia veterinária”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Plinio paramentando-se no centro cirúrgico do Parque das Aves.

 

Plinio Mantovani é graduado em medicina veterinária, mestre em ciência animal com ênfase em clínica e cirurgia na linha de pesquisa em ortopedia e traumatologia, doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS em ortopedia de aves e Coordenador do curso de pós-graduação em Cirurgia de pets não convencionais da FAMESP.

Ele também é coordenador do Programa de Resgate da Arara-azul-de-lear, que busca capacitar a comunidade local e profissionais da área para atender ocorrências relacionadas a essa espécie ameaçada de extinção em seu ambiente natural, além de aprimorar as técnicas e processos de resgate e tratamento da espécie quando afetada por ações humanas.

Além disso, atua como cirurgião de animais silvestres no Brasil através da SÍNTESE Serviços Veterinários.

 

Plinio recebeu apoio de Ligia Oliva, médica veterinária do Parque das Aves, durante procedimento cirurgíco.

 

“Poder contar com a colaboração de profissionais com as habilidades do Plínio não só enriquece a compreensão de todo o nosso time veterinário, composto por mais de 5 profissionais, mas também amplia as nossas habilidades para lidarmos com questões complexas. É um prestígio podermos ampliar ainda mais os esforços já direcionados aos animais que aqui vivem, contando com diferentes especialistas na área. A medicina veterinária tem muitas especialidades e valorizar a importância do conhecimento especializado ressalta nosso compromisso pela busca por soluções eficazes para os cuidados com nossos animais”, finaliza Paloma.

Leia também: