5 dicas para você começar a observar aves hoje mesmo

Publicado por parquedasaves em 12/02/2024

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Fabrício Vilela, observador de aves do Birdwatching Foz

Observar aves está se tornando cada vez mais popular, e não é difícil entender o porquê.

Além de ser uma atividade relaxante e educativa, a observação de aves se destaca como uma ferramenta eficaz no combate ao estresse, ansiedade e depressão. 

Além disso, observando aves você pode ajudar pesquisadores e cientistas e saber mais sobre elas, através da ciência cidadã.

No Brasil, país que tem o título de terceiro maior em diversidade de aves no mundo, essa prática se torna ainda mais especial.

Quer começar a observar aves hoje mesmo? Então confira 5 dicas que preparamos especialmente para você!

Tucano-toco (Ramphastos toco). Crédito: Fabrício Vilela.

1. Saiba onde procurar aves

A chave para aproveitar a diversidade de aves é saber onde procurar. Áreas verdes como praças, parques e Unidades de Conservação são ideais para isso.

A presença de árvores, arbustos, flores, lagos e rios não só embeleza o ambiente, mas também atrai uma variedade de aves, buscando alimento, abrigo, ou um lugar para descansar e se reproduzir.

Observar atentamente cada detalhe nesses ambientes pode revelar momentos mágicos e únicos no mundo das aves.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: é uma área natural destinada à preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, criados pelo governo ou entidades privadas para garantir a manutenção dos ecossistemas, proteger espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção. O Parque Nacional do Iguaçu, onde fica situada as Cataratas do Iguaçu, é uma unidade de conservação.

2. Preparando-se para a observar aves

Para uma experiência confortável e respeitosa com a natureza, algumas precauções são necessárias. 

Usar protetor solar e repelente, vestir-se com roupas leves e de cores neutras (para não espantar as aves), além de usar chapéu, são dicas essenciais

Estar bem preparado permite que você se concentre totalmente na beleza e nos sons ao seu redor que só a natureza pode proporcionar.

3. Tenha paciência e tranquilidade

A arte de observar aves exige paciência e tranquilidade. Caminhe lentamente, fale baixo e tente ser o mais discreto possível.

Essa abordagem não só aumenta as chances de avistar diversas espécies, mas também permite observar comportamentos naturais fascinantes das aves.

Além disso, ao se manter discreto, você estará respeitando o espaço das aves, sem interferir em seus comportamentos diários.

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). Crédito: Fabrício Vilela.

4. Compartilhe essa experiência em grupo

Convidar amigos e familiares não apenas enriquece a experiência, mas também ajuda a difundir o conhecimento pelas aves e pela natureza. 

Compartilhar momentos assim pode fortalecer laços, criar novas amizades e espalhar alegria. 

Além disso, observar aves em grupo pode ser uma atividade educativa, especialmente para crianças, ensinando-as sobre a importância da conservação da flora e da fauna desde cedo.

Um araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) na copa de uma árvore. Crédito: Fabrício Vilela.

5. Observando e conservando

Ao participar de atividades como a observação de aves, estamos também contribuindo para a conservação dessas espécies e seus ambientes naturais. 

Conhecer e apreciar a natureza nos torna mais conscientes da importância de protegê-la. 

Cada ave observada, cada ambiente natural preservado, é um passo em direção a um futuro mais sustentável e harmonioso para as aves, para nós e para as gerações futuras.

6. Dica bônus para observar aves

Para finalizar, queria deixar essa dica bônus e importante, ainda mais se você for passar horas fora de casa:

Lembre-se de levar água e lanches leves e nutritivos. Observar aves pode ser uma atividade que consome mais tempo do que se espera, então é importante manter-se hidratado e bem alimentado.

Dessa forma, sua experiência de observar aves será muito mais proveitosa e marcante, para que você possa sempre estar motivado para novas aventuras.

Beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis). Crédito: Fabrício Vilela.

 

Por onde começar?

Você pode observar aves em qualquer lugar, como seu quintal, praça e parques. Em Foz do Iguaçu, uma maneira bem fácil de começar é observando aves no Parque das Aves.

Mas para aqueles que desejam uma experiência mais aprofundada e especial, o Birdwatching Foz oferece a oportunidade única de uma imersão na Mata Atlântica, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com passeios guiados, os participantes podem explorar um dos biomas mais ricos e diversos do Brasil, lar de inúmeras espécies de aves, algumas das quais só ocorrem na Mata Atlântica, como a jacutinga.

Essas expedições são mais do que apenas observação de aves; são uma verdadeira jornada de conexão com a natureza e com a incrível biodiversidade que o Brasil tem a oferecer.

Então, pegue seus binóculos e sua câmera fotográfica e prepare-se para descobrir o incrível mundo das aves que espera por você!

Leia também: