5 dicas para celebrar o Dia do Turismo Ecológico

Publicado por parquedasaves em 28/02/2022

Atualizado em 16 de fevereiro de 2023

Tempo de leitura: 4 minutos

No Dia do Turismo Ecológico, celebre com 5 dicas imperdíveis no blog!

Depois de vários meses sem viajar, os brasileiros voltam novamente a se aventurar principalmente pelo Brasil. E, como hoje é Dia do Turismo Ecológico, nada melhor do que celebrar a data da melhor maneira possível: se conectando com a natureza!

1. Visite uma Unidade de Conservação

Você sabia que existem mais de 2.300 Unidades de Conservação (UCs) no Brasil? Essas áreas protegidas são muito importantes para conservar a fauna e a flora brasileiras!

Além disso, muitas delas estão abertas para visitação! Por exemplo, aqui em Foz do Iguaçu, você pode conhecer o Parque Nacional do Iguaçu. Inclusive, ele é um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica da América Latina, que abrigam as famosas Cataratas do Iguaçu!

Então, como é muito importante vivenciar a natureza para protegê-la, não deixe de visitar as UCs brasileiras. Assim, você irá ajudar a mantê-las protegidas!

visitação-no-parque-nacional-do-iguaçu-unidade-de-conservação-que-promove-o-turismo-ecológico
Aqui em Foz do Iguaçu, você pode conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, uma unidade de conservação que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu. Foto: Pixabay.

2. Conheça e cuide das áreas verdes da sua vizinhança

Toda área verde, por menor que seja, é muito importante e deve ser protegida!

Inclusive, cada árvore é essencial, oferecendo sombra, embelezando sua rua e servindo de abrigo e alimento para diversas espécies!

Além disso, as crianças podem aprender muito em pequenas expedições nestas áreas, tendo contato direto com a natureza desde cedo!

Por isso, além de visitar essas áreas, ajude a mantê-las! Por isso, cobre ações da prefeitura, faça mutirões com os vizinhos para plantar árvores e plantas, ajude a criar um ambiente natural que todos possam usufruir com segurança e alegria.

Ficou empolgado com a ideia? Então, aproveite e confira estas dicas para aproveitar momentos em família na natureza!

Conhecer e cuidar das áreas naturais próximas da sua casa pode ser uma excelente forma de lazer, sobretudo para as crianças! Foto: Equipe do Parque das Aves.

3. Visite e apoie o trabalho de bons zoológicos

Bons zoológicos são instituições que trabalham os quatro pilares de um zoológico moderno: educação ambiental, conservação, pesquisa e lazer.

Por isso, sua visita a essas instituições é uma excelente oportunidade de aprender mais sobre o mundo natural. No entanto, essa é uma pequena parte do trabalho dos zoológicos!

Do ponto de vista da educação ambiental, pilar forte dentro do ecoturismo, os zoológicos tem o potencial de oferecer uma grande contribuição à sociedade, mesmo que inicialmente o visitante não tenha a intenção de fazer uma visita educativa.

Inclusive, há boas chances de que esse visitante termine o seu passeio sabendo mais sobre os animais ali presentes, o que é um bom primeiro passo para engajar pessoas na conservação das espécies.

Aliás, os zoológicos também são espaços especiais para observar e registrar flora e fauna, assim como no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, onde você contempla as aves e, ao mesmo tempo, participa de atividades educativas sobre espécies da Mata Atlântica.

família-visitando-bons-zoológicos-como-o-parque-das-aves-uma-forma-de-turismo-ecológico
Visitar bons zoológicos é uma forma de praticar o turismo ecológico. Foto: Parque das Aves

4. Pratique o turismo sustentável

Cada vez mais, precisamos avaliar nossas ações e seus impactos para o meio ambiente, desde a separação do lixo até a escolha do que consumimos. E, claro, com viagens funciona da mesma forma!

Por isso, que tal ser um viajante consciente, que aprende sobre a história do lugar que vai visitar, que se hospeda e se alimenta em lugares que beneficiem a comunidade local, que leva do lugar (e, principalmente, da natureza!) somente fotos e recordações?

Aliás, dá para começar hoje mesmo, fazendo o planejamento das suas próximas férias!

O turismo ecológico, quando realizado com responsabilidade, é das formas mais sustentáveis de turismo. Foto: Pixabay.

5. Faça observação de aves (birdwatching)

Observar aves é um hobby que você pode começar no quintal da sua casa, e ir movendo para a praça do seu bairro, o parque na sua cidade… até procurar guias e lugares específicos para a prática!

No início, basta ter paciência e um caderno de notas para registrar o que você observa. Por fim, com o seu celular, vale tirar fotos e fazer vídeos para compartilhar com outras pessoas.

Aliás, você pode participar de grupos específicos para divulgar suas descobertas e, assim, aprender com outros observadores de aves.

Inclusive, aqui no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é possível ver algumas espécies de aves bem de pertinho!

Assim, você consegue observar detalhes únicos de cada uma: as cores, as formas, o tamanho do bico, os movimentos dos olhos, como bebem água, como se alimentam. Então, com certeza, será uma experiência única e inesquecível!

pica-pau-no-parque-das-aves-um-local-que-promove-o-turismo-ecológico
Observar aves é passatempo que se encaixa como turismo ecológico. Foto: Parque das Aves.

Conheça as aves da Mata Atlântica

Pretende conhecer Foz do Iguaçu? Então, visite o Parque das Aves… e conheça as aves da Mata Atlântica bem de pertinho! Aliás, estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui!

O Parque das Aves é um espaço de conexão única com as aves da Mata Atlântica.
Foto: Equipe do Parque das Aves.

Leia também: