Podcast das Aves | Episódio 10 (10/11/2023) – Transcrição

Publicado por parquedasaves em 10/11/2023

Tempo de leitura: 3 minutos

Apresentação

Olá, pessoal! Eu sou o Felipe Espinola, da Comunicação, e esse é o seu Podcast das Aves, o informativo semanal para você ficar atualizado sobre as últimas notícias do mundo da biodiversidade e do Parque das Aves.

1 #CataratasDay

Dia 11 de novembro acontece o Cataratas Day, um dia muito especial porque celebramos a escolha das Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

Além disso, todos que moram em municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu terão acesso gratuito ao local.

Os moradores das seguintes cidades estão contemplados com a gratuitidade: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.

Por isso, se você tem parentes ou amigos que moram nessas cidades, não deixe de avisá-los para prestigiar essa data tão importante aqui do nosso vizinho.

2 Reformas ao lado da área de descanso

Você já deve ter percebido que estão acontecendo reformas próximo da área de descanso nas últimas semanas, né?

A partir de agora, ali será a nova sala da equipe de Serviços Gerais.

Por isso, a gente pede um pouco de paciência para quem procura a área de descanso após o almoço para tirar o seu cochilo. Logo a reforma será finalizada.

3 Placas solares

Por falar em reformas, o estacionamento de visitantes também tá de cara nova. Você já deve ter percebido umas estruturas em forma de telhados e uma intensa movimentação da equipe de Infraestrutura, levando equipamentos e estruturas pra cima e pra baixo.

Pois bem, os telhados são na verdade painéis solares, que vão garantir energia solar pro  Parque das Aves.

A energia solar traz diversos benefícios porque não gera poluentes que vão parar na natureza, e ainda por cima é uma energia inesgotável, já que as placas captam os raios de sol que vão se transformar em energia.

Em breve a gente vai trazer mais novidades.

4 Atualização filhotes de tucanos apreendidos

Provavelmente, muitas pessoas devem estar perguntando para você sobre os ovos apreendidos pela Polícia Federal, já que você trabalha no Parque das Aves.

Por isso, a gente reuniu algumas respostas que você dar caso alguém te questione novamente.

Dos 8 ovos que foram apreendidos pela Polícia Federal, 6 nasceram, 1 chegou quebrado e 1 teve morte embrionária (isto é, faleceu ainda dentro do ovo).

Segundo a Bianca, que é a responsável pela área de Neonatologia do Parque, por enquanto não é possível ter certeza de que espécie essas aves são. Vai levar um tempinho ainda porque precisamos que haja mais desenvolvimento de características físicas para definir. 

Mas o que dá pra saber é que eles são de um grupo de aves que tem como integrantes o tucano-toco e o tucano-de-bico-verde.

Os filhotes estão evoluindo super bem, inclusive já aumentaram de peso em 10 vezes desde o nascimento.

Os olhos começaram a abrir e as penas tão se preparando para começar a aparecer.

Se você tiver mais dúvidas, a gente recomenda que você procure o Lilson da área técnica para te ajudar.

5 Festa de fim de ano

Final de ano lembra o quê? Cigarra cantando, né?, sidra da Cereser, especial de final de ano do Roberto Carlos e, claro, festa de fim de ano do Parque das Aves.

Não esqueça de anotar no calendário: a festa vai acontecer dia 15 de dezembro, das 17h às 23h. E o tema vai ser Festa Havaiana, conforme votação realizada semana passada.

A gente recomenda que você coma bastante, beba com moderação e que deixe seu carro em casa para ir com as caronas do Parque. Lembre-se que beber e dirigir, ainda mais nessa avenida que está em reformas, pode ser muito arriscado.

Em breve vamos trazer mais informações como vai funcionar essas caronas.

Conclusão

Essas foram as últimas notícias do Parque das Aves. Vejo você na próxima semana, tchau.

Leia também: