Parque das Aves registra recorde de visitantes e reforça posição como referência em Foz do Iguaçu
Publicado por parquedasaves em 01/08/2025
Atualizado em 15 de agosto de 2025
Tempo de leitura: 3 minutos
Durante o mês de julho, mais de 113 mil visitantes participaram da programação especial de férias no atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas
O mapa colorido ajuda os visitantes a se orientarem durante a visita.
O mês de julho foi histórico no Parque das Aves. Mais de 113 mil visitantes passaram pelo atrativo durante o período de férias escolares, consolidando sua posição como referência em turismo, conservação e sensibilização ambiental em Foz do Iguaçu.
Mesmo com dias chuvosos, o movimento foi intenso, com visitantes de todas as regiões do Brasil e do exterior. A estrutura acolhedora e acessível, as trilhas imersivas e o contato direto com as aves da Mata Atlântica fizeram do passeio uma experiência memorável para crianças, famílias e grupos de todas as idades.
“O resultado positivo de julho reflete o esforço coletivo de todas as áreas do Parque. Esse aumento expressivo na visitação também fortalece a sustentabilidade do Parque, uma vez que os recursos obtidos com as visitas são fundamentais para mantermos nossas ações e compromissos com as aves da Mata Atlântica”, afirma Luciana Limanski, diretora financeira do Parque das Aves.
Em julho, visitantes aproveitaram as trilhas em meio à floresta no Parque das Aves.
Em comparação com julho de 2024, que registrou 96.103 visitantes, o crescimento foi superior a 18%, com um total de 113.473 pessoas neste ano. O número é o maior registrado desde 2019, superando inclusive os resultados de 2022 e 2023.
Evolução da visitação em julho:
2022: 99.718 visitantes
2023: 104.960 visitantes
2024: 96.103 visitantes
2025: 113.473 visitantes
Entre os visitantes, os brasileiros foram maioria, com 68.931 pessoas, seguidos por:
Argentinos: 32.876
Paraguaios: 1.973
Os estados brasileiros mais presentes foram:
Paraná
São Paulo
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Também se destaca a participação de 3.557 moradores das cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu, reforçando o vínculo da comunidade local com o Parque e a importância do turismo regional para o fortalecimento da cultura e economia da região.
Encontros únicos com espécies da Mata Atlântica marcaram o mês de julho.
Entre as ações de destaque da programação de julho, esteve a Colônia de Férias, que recebeu cerca de 90 crianças de Foz do Iguaçu e de outros estados brasileiros.
Durante cinco dias, as crianças participaram de atividades lúdicas, conheceram os bastidores do Parque e aprenderam sobre conservação por meio de experiências práticas e educativas.
“Buscamos construir momentos de descoberta que marcam a infância de forma positiva. Ao conhecerem de perto os animais e os bastidores do nosso trabalho, as crianças desenvolvem vínculos importantes com a Mata Atlântica”, afirma Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação.
A Colônia de Férias faz parte da programação anual do Parque e será realizada novamente nas férias de janeiro de 2026. Os pais interessados devem acompanhar os perfis oficiais do Parque das Aves nas redes sociais, onde todas as informações são divulgadas com antecedência.
Além da Colônia de Férias, o Parque das Aves divulga em seus canais oficiais todas as ações especiais, como exposições temáticas, edições do Clubinho Guardiões da Mata Atlântica, eventos e campanhas de sensibilização.
📲 Redes sociais oficiais:
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, é o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas e completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.