O que tem dentro do ovo? Conhecendo as fases do desenvolvimento de um filhote de ave

Publicado por parquedasaves em 18/12/2023

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Bianca Fernandes, bióloga e supervisora da Área de Neonatologia do Parque das Aves

Para compreender o fascinante universo que consiste no nascimento de um filhote de ave, desde o desenvolvimento do pequeno embrião no interior de um ovo, é preciso antes conhecer algumas características desses animais.

Uma vez que um casal de ave é formado, os comportamentos reprodutivos iniciam no intuito de que a fertilização interna — ou seja, o macho transfere seus espermatozoides para a fêmea por meio do contato entre suas cloacas — possa ocorrer.

Cloaca é um canal que tem ligação com a parte final do intestino grosso, e também com os sistemas urinário e reprodutor.

Paralelamente, o ninho é construído, tornando-se o local para incubação dos ovos.

O ninho é o local onde as aves incubam seus ovos, e eles podem ser feitos de diversos tipos de materiais dependendo da espécie.

O calor fornecido pelos pais durante esse período, e vários outros cuidados, são cruciais para que ocorra o desenvolvimento adequado do embrião.

Bruscas alterações nos padrões de temperatura, umidade, movimentação do ovo e ventilação podem influenciar no processo de desenvolvimento do filhote e até levá-lo a óbito.

O desenvolvimento do embrião ocorre em duas fases: antes e depois do ovo ser posto.

A fase pré-postura, que é o processo de formação do ovo dentro do sistema reprodutor da fêmea, leva aproximadamente 26 horas.

Já a fase pós-postura, que é popularmente chamada de período de incubação, pode abranger de 12 até 60 dias, tempo variável entre as mais diversas espécies de aves.

De maneira geral, o ovo serve como um recipiente para gerar uma nova vida, contendo os nutrientes e estruturas necessárias para a sobrevivência do embrião nessa fase de desenvolvimento inicial.

A casca, ainda que frágil, protege todo o conteúdo interno contra impactos e choques do ambiente externo.

A chalaza é uma membrana que fica posicionada nas duas pontas do ovo e tem como função principal manter a gema centralizada dentro do ovo para que o embrião possa se desenvolver de modo uniforme.

A gema, denominada saco vitelínico, é a responsável por nutrir o embrião durante todo o seu desenvolvimento.

A câmara de ar é o espaço dentro do ovo que contêm o primeiro oxigênio que o filhote irá respirar para só então quebrar a casca do ovo e vir ao meio exterior, nascendo definitivamente.

Toda essa fase de nascimento do filhote é um momento de muito gasto de energia e grande esforço, mas necessário para a continuidade do ciclo da vida.

E aí, você sabia que acontecia tudo isso dentro de um ovo para que um filhote de ave pudesse nascer?

Leia também: