Tradicional Natal das Aves acontece no Parque das Aves

Publicado por parquedasaves em 21/12/2023

Tempo de leitura: 3 minutos

A atividade está programada para o dia 22 de dezembro. Aves receberão itens de enriquecimento ambiental temáticos de Natal

Nesta sexta-feira, 22/12, acontecerá o já tradicional Natal das Aves no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.

Para celebrar a data, a Divisão de Bem-estar Animal preparou itens de enriquecimento ambiental temáticos que serão ofertados às aves para celebrar a data festiva.

Quem estiver visitando o Parque das Aves poderá conferir de perto toda essa festa!

“Além dos visitantes poderem conhecer um pouco mais sobre essa atividade tão importante ao bem-estar animal, e que faz parte da rotina diária dos animais, eles poderão acompanhar a oferta dos itens de enriquecimento em diversos locais, inclusive em alguns dos viveiros de imersão, como o Viveiro das Araras.

Além de essencial para o bem-estar dos animais, essa experiência temática é sempre muito educativa e encantadora”, diz Alessandra Souza, coordenadora da Área de Bem-estar Animal do Parque das Aves.

O enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é uma técnica que busca otimizar o bem-estar dos animais, favorecendo a expressão de seus comportamentos naturais através de distintos estímulos: físicos, alimentares, sociais, cognitivos ou sensoriais.

As atividades são oferecidas aos animais de acordo com as programações elaboradas pela Divisão de Bem-estar Animal e são acompanhadas pela equipe, que realiza observações e coletas de dados comportamentais.

“O enriquecimento ambiental é uma atividade rotineira no Parque das Aves, ocorrendo diariamente, afinal é extremamente importante para o bem-estar físico e psicológico dos animais.

Nossa expectativa é que os visitantes possam aproveitar a experiência temática, pois para os animais o oferecimento de itens de enriquecimento já é conhecido.

O que muda nessas ocasiões comemorativas é que os itens oferecidos são característicos da data”, comenta Alessandra.

As aves passam grande parte do dia em busca de alimentos em seu ambiente natural. Os psitacídeos, como araras e papagaios, em especial cerca de 80% do tempo.

Por isso, uma das técnicas utilizadas para manter esse comportamento natural, denominado “forrageio”, é justamente estimular essa procura por alimentos. 

“Nossos colaboradores encorajam este comportamento nas aves, proporcionando desafios equilibrados ao servir a dieta dos animais de maneiras inusitadas, como inseridas em bolas de feno, escondidas em pinhas, bem como em locais e horários variados”, conta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Além de despertar esse comportamento natural, o enriquecimento ambiental também permite simular situações que ocorreriam no ambiente natural de ocorrência dos animais, mantendo-os com padrões comportamentais típicos da espécie. 

“É importante notar também que os animais não são obrigados a interagir com o enriquecimento, sempre sendo um convite para eles.

A quantidade também é sempre proporcional ao número de animais no recinto, para que todos tenham oportunidade de acessar os itens, caso queiram.

Tudo é baseado em planejamento e ciência, procurando sempre proporcionar as melhores condições de vida possíveis para os animais sob nossos cuidados”, reforça Paloma.

 

Enriquecimento de Natal no Parque das Aves

Quando: 22/12/2023

Onde: em viveiros variados no Parque:

8h30 – Os Pequenos Marrons

9h30 – 10h – “Como Salvamos Espécies” – Jacutingas, mutum-do-sudeste, gralha-azul, macucos, mutum-de-alagoas 

11h – Iguanas

13h – 13h30 – “Salvando papagaios” – Papagaio-charão, papagaio-chauá, periquito-cara-suja, papagaio-de-peito-roxo, anú-preto, corrupião

14h30 – Viveiro das Araras

Valor: gratuito mediante compra da entrada para o atrativo. Veja valores aqui: ingressos.parquedasaves.com.br/

Leia também: