Episódio 9 (04/11/2023) – Transcrição

Publicado por parquedasaves em 06/11/2023

Home > Blog > Release >

Tempo de leitura: 2 minutos

Apresentação

Olá, pessoal! Eu sou o Felipe Espinola, da Comunicação, e esse é o seu Podcast das Aves, o informativo semanal para você ficar atualizado sobre as últimas notícias do mundo da biodiversidade e do Parque das Aves.

1 Halloween das Aves

No dia 31/10, tivemos o tradicional Halloween das Aves, quando a equipe de Bem-estar Animal do Parque das Aves oferece itens de enriquecimento temático para celebrar o Dia das Bruxas.

Vale reforçar que o enriquecimento ambiental é uma atividade rotineira no Parque das Aves, ocorrendo diariamente para aprimorar o bem-estar físico e psicológico das aves.

2 Projeto Voa, Jacutinga

É com grande alegria que comunicamos a certificação do nosso projeto “Voa, Jacutinga” pela Associação Latino-Americana de Zoológicos e Aquários (ALPZA).

Esta distinção reconhece nossos esforços incessantes na conservação da jacutinga (Aburria jacutinga), uma emblemática ave da Mata Atlântica.

Diante dos desafios do desmatamento e caça, a jacutinga enfrenta riscos significativos de desaparecer para sempre, sendo já considerada regionalmente extinta em certas áreas.

Mas várias instituições, como o Parque das Aves, batalham para reverter esse processo, e o recém-certificado projeto Voa, Jacutinga vem para fortalecer esses esforços.

Então parabéns para todos nós, de cada área, que executamos as mais diferentes funções, pois todos nós, juntos, lutamos e trabalhamos pela mesma coisa: salvar espécies da Mata Atlântica!

3 Expedição Projeto Perereca-rústica

Uma equipe do Parque das Aves, composta por Rircharlyston, coordenador operacional de manejo; Victor, assistente de comunicação; e Jean, tratador, foi até Santa Catarina, na cidade de Água Doce, para participar de uma expedição em parceria com a equipe do Projeto Perereca-Rústica.

As duas equipes realizaram algumas atividades, como encontrar novas pererecas em locais diferentes e instalar gravadores para monitorar a presença e atividades das pererecas nesses novos possíveis locais.

O Parque das Aves apoia o Projeto Perereca-Rústica, que trabalha com pesquisas, monitoramento e conservação da perereca-rústica, um anfíbio ameaçado de extinção e que ocorre em uma região específica de Mata Atlântica, em Água Doce, Santa Catarina.

Atualmente, algumas pererecas vivem no Parque das Aves, mas fora da área de visitação. Elas estão aqui com o objetivo de se reproduzirem e seus descendentes retornarem para seu ambiente de ocorrência natural no futuro.

4 Festa Junina do Parque das Aves

Pessoal, a festa de fim de ano tá chegando. Lembrando que vai ser dia 15 de dezembro e não esqueça que o tema deste ano é festava havaiana. Não deixe de participar da confraternização.

Conclusão

Essas foram as últimas notícias do Parque das Aves. Vejo você na próxima semana, tchau.

Leia também: