Parque das Aves inicia produção de energia limpa e sustentável

Publicado por parquedasaves em 12/12/2023

Home > Blog > Release >

Tempo de leitura: 3 minutos

Atrativo vem trabalhando na instalação das placas solares há mais de seis meses; a economia anual projetada vai ser de 300MWh, equivalente a 150 mil reais

No início de dezembro, o Parque das Aves iniciou a produção de energia limpa e sustentável através das 434 placas solares instaladas no estacionamento utilizado pelos visitantes. A redução anual bruta de emissões de carbono será de 20,4 toneladas, o equivalente a 1.308 árvores plantadas sequestrando essa quantidade de CO2 por ano.

Foto de uma oficina de soldagem onde trabalhadores estão montando treliças metálicas, que são utilizadas como base de sustentação em obras. No primeiro plano, um trabalhador com capacete e luvas de proteção solda uma peça de metal, com faíscas visíveis da soldagem. Ao fundo, outros trabalhadores estão concentrados em suas tarefas, com um foco especial em um soldador que trabalha também soldando a mesma treliça. A cena transmite uma atmosfera de indústria e artesanato, com várias peças de metal e equipamentos de soldagem organizados ao redor.

A construção das treliças para a instalação das placas fotovoltaicas foram todas produzidas no Parque das Aves.

“Estamos muito felizes com mais esse avanço para o Parque das Aves, que desde sua fundação leva muito a sério a sustentabilidade e o cuidado à natureza. E como a energia solar é uma fonte de energia renovável e não poluente, optamos por realizar esse investimento, que também vai gerar uma economia para o atrativo no longo prazo”, comenta Luciana Limanski, diretora financeira do Parque das Aves.

Os painéis fotovoltaicos do Parque das Aves têm uma potência instalada de 239,25 kWp e 165 kW em inversores. A economia anual projetada vai ser de 300MWh, equivalente a R$150 mil (de acordo com a tarifa Copel de outubro/2023).

Três trabalhadores da equipe de Infraestrutura do Parque das Aves instalando uma treliça, estrutura metálica utilizada na construção civil para ser utilizada como base de sustentação. Um, com capacete verde, fixa a estrutura pela frente, enquanto outro, de capacete azul, auxilia pelo lado. O terceiro, de capacete cinza, está agachado, trabalhando na base. O local é delimitado por um arbusto verde vibrante com flores cor-de-rosa, e algumas árvores podem ser vistas ao fundo, sob um céu parcialmente nublado. Barreiras de segurança e ferramentas de construção estão visíveis no chão ao redor deles.

Equipe da área de Infraestrutura do Parque das Aves começam a instalar as fundações de sustentação das placas solares, marcando a primeira etapa do projeto.

Equipes engajadas para a instalação da matriz energética limpa

A primeira etapa para instalação dos painéis solares foi a escolha do local. Levando-se em conta a incidência solar, o estacionamento de visitantes foi o escolhido.

“Além de estarmos produzindo energia limpa, que vai corresponder a 40% do total de energia que o Parque das Aves consome mensalmente, ainda oferecemos sombra para os carros de nossos visitantes. Com o sol brilhando a toda intensidade em Foz do Iguaçu, principalmente nos meses de verão, geramos conforto aos visitantes e economia para o Parque, além de reduzir o impacto no meio ambiente”, reforça Luciana.

Na sequência, a equipe de Infraestrutura do Parque das Aves deu início à segunda fase do projeto e começou a preparar as estruturas para instalar as placas solares. O trabalho foi iniciado no final de junho e finalizado no início de novembro.

“Foram vários meses de trabalho intenso por parte da nossa equipe de Infraestrutura, pois construímos todas as estruturas internamente. O resultado é sempre muito satisfatório, pois conseguimos alcançar nossos objetivos com o mínimo de impacto ambiental e máxima eficiência, alinhados com nossos objetivos de sustentabilidade”, reforça Luciana.

Com o projeto finalizado, além de garantir energia limpa e economia para a atração, também fornecerá sombra aos veículos dos visitantes.

Leia também: