Parque das Aves apresenta novidades na trilha e reforça experiência imersiva para visitantes

Publicado por parquedasaves em 15/08/2025

Home > Blog > Release >

Tempo de leitura: 3 minutos

Com novo viveiro de tucanos e melhorias na trilha, atrativo em Foz do Iguaçu passa a contar com aproximadamente 2 km de percurso em meio à Mata Atlântica

Visitantes entram pelo portão principal do Parque das Aves, onde começa o percurso da trilha recentemente ampliada.

A entrada do Parque das Aves continua sendo o ponto de partida para uma trilha ainda mais imersiva.

O Parque das Aves, referência internacional na conservação de aves da Mata Atlântica, apresenta novidades que deixam a experiência dos visitantes ainda mais envolvente e confortável. Localizado ao lado das Cataratas do Iguaçu, o atrativo agora conta com um trajeto de aproximadamente 2 km, com estrutura pensada para promover o bem-estar de quem passa por ali e facilitar a conexão com a biodiversidade da floresta.

Trilhas acessíveis e viveiros de imersão

Durante o passeio pela trilha, o público pode visitar seis viveiros de imersão, nos quais é possível entrar no ambiente de ocorrência natural das aves e observá-las de perto, em um cenário que valoriza a harmonia entre fauna e flora.

Ao longo do percurso, os visitantes também encontram banheiros acessíveis, bebedouros, áreas de descanso e o completo Complexo Gastronômico, com o Restaurante Sabores da Floresta, o Bistrô da Mata e o Café da Praça. Esses espaços oferecem desde pratos elaborados com ingredientes regionais até lanches rápidos, com destaque para as opções que utilizam Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs.

“Temos uma constante preocupação em tornar o passeio o mais confortável possível para nossos visitantes, buscando entregar uma estrutura física que atenda às necessidades de todos. Cada melhoria tem como objetivo transformar a experiência de quem nos visita. A criação do Viveiro Imersivo dos Tucanos foi um grande passo e uma inspiração para os próximos projetos”, explica Cícero Luccas, diretor de Infraestrutura.

Novo Viveiro Imersivo dos Tucanos

Dra. Anna visita o trecho recém-ampliado da trilha, envolto pela biodiversidade da Mata Atlântica.

Dra. Anna e uma colaboradora observam a área verde durante passeio pelo trecho ampliado da trilha no Parque das Aves.

Entre as novidades mais recentes está o Viveiro Imersivo dos Tucanos, inaugurado em janeiro de 2025. Com 700 m², o espaço foi especialmente projetado para abrigar um grupo de aves que é símbolo do Parque: os tucanos.

Hoje, 13 tucanos das espécies Ramphastos toco (tucano-toco) e Ramphastos dicolorus (tucano-de-bico-verde) vivem no local. A maioria desses animais chegou ao Parque por meio de ações de resgate, incluindo indivíduos que nasceram a partir de ovos apreendidos pela Polícia Federal no aeroporto de Foz do Iguaçu em 2023.

Experiência completa para todos os perfis de visitantes

Visitantes, incluindo uma pessoa em cadeira de rodas, percorrem trecho da trilha ampliada no Parque das Aves, cercados pela vegetação da floresta.

A trilha ampliada segue promovendo acessibilidade e contato com a Mata Atlântica.

Com trilhas bem sinalizadas, acessibilidade e estrutura pensada para receber famílias, grupos e visitantes individuais, o Parque das Aves segue promovendo vivências imersivas em contato com a biodiversidade da Mata Atlântica.

Além do novo viveiro, seguem em andamento melhorias em banheiros, bebedouros, áreas de descanso e no ambulatório, ampliando ainda mais o conforto de quem visita o atrativo.

Essa combinação de infraestrutura de qualidade, conservação ativa e conexão com a floresta reforça a posição do Parque como o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, consolidando seu papel como destino imperdível em Foz do Iguaçu.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, é o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas e completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: