Especialista internacional em conservação integra equipe do Parque das Aves

Publicado por parquedasaves em 13/02/2018

Atualizado em 26 de julho de 2024

Tempo de leitura: 4 minutos

O Parque das Aves, aprimorando e profissionalizando cada vez mais seu trabalho, acaba de receber mais um membro em sua equipe. O Prof. Dr. Manfred Niekisch, biólogo especialista em ecologia e zoologia tropical, será um consultor internacional em conservação para o Parque das Aves. No momento ele está em Foz do Iguaçu, conhecendo as equipes de trabalho do Parque, e fica na cidade até 13 de fevereiro.

O Dr. Niekisch foi diretor de conservação de espécies para o WWF (World Wide Fund for Nature) Alemanha e diretor científico da fundação OroVerde, uma ONG para a conservação das florestas tropicais, além de ser presidente da Sociedade de Ecologia Tropical (GTÖ, na sigla em alemão). Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho Consultivo do Governo Federal Alemão para o Meio Ambiente (SRU, na sigla em alemão) e membro do Conselho Científico Alemão de Políticas Florestais. O Prof. Manfred também foi conselheiro regional da IUCN (International Union for Conservation of Nature) por 8 anos, período máximo de mandato.

CArmel Krouamp e Manfred Niekisch

Dra. Carmel Croukamp e o Prof. Dr. Manfred Niekisch na Ilha dos Papagaios no Parque das Aves

Estou muito feliz de poder contribuir com minha experiência no importante trabalho de conservação das aves e da Mata Atlântica que o Parque das Aves vem realizando, comenta o Dr. Niekisch.

O Parque das Aves e a Mata Atlântica

Em 2017, o Parque das Aves se transformou em um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica, um bioma em situação crítica, que já está com 91,5% de sua área original desflorestada. A decisão foi tomada por conta das mais de 900 espécies de aves que nela vivem, 120 em perigo de extinção e 26 criticamente em perigo, algumas com menos de 50 indivíduos no mundo. E para conseguir trabalhar da maneira mais eficiente possível com a conservação dessas espécies, o Parque está recrutando profissionais especializados em suas áreas de atuação, maximizando os impactos de suas ações de conservação.

A crise na conservação das aves da Mata Atlântica requer todo nosso esforço, e o empenho dos melhores profissionais de conservação no mundo, e estamos trabalhando para dar às aves o melhor que os humanos têm a oferecer, diz a diretora e CEO do Parque das Aves, Dra. Carmel Croukamp.

Encontro com as araras

A conservação e o envolvimento das pessoas

O Prof. Dr. Manfred Niekisch nasceu em 1951, na Alemanha. Desde 1992, em projetos de cooperação entre o governo alemão e o brasileiro, tem trabalhado no Brasil com ONGs e agências do governo, incluindo o IBAMA, além de realizar trabalhos para o Banco Mundial. Até sua aposentadoria, em 2017, foi presidente do Comitê de Conservação da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários e diretor do renomado Zoológico de Frankfurt. Ele também é autor de numerosas publicações sobre a conservação da biodiversidade e manejo de recursos naturais, além de ter sido o primeiro a assumir a posição de professor de conservação internacional em uma universidade alemã, tendo lecionado e realizado pesquisas por vinte anos.

Dra. Carmel Croukamp e o Prof. Dr. Manfred Niekisch

O Prof. Niekisch foca seus esforços tanto em estratégias de conservação como em instrumentos para sua implementação. Além disso, fica atento para que a mensagem da conservação chegue às pessoas de maneira clara, pois elas também são importantes agentes da mudança. Segundo ele, é importante ser cientificamente sólido, mas não somente acadêmico, pois corre-se o risco de não ser entendido pelo público. Em entrevista à IUCN, o Dr. Niekisch comenta que umas das principais dificuldades para a conservação é traduzir conceitos científicos, como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, em ideais que cheguem aos corações e às mentes das pessoas. “A maneira com a qual os conceitos têm sido trabalhados na comunicação deixa boa parte da comunidade de fora das conversas, pois não é acessível ou relevante em suas vidas”, finaliza.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: