No Dia da Ave, instituições lançam iniciativa para proteger papagaios ameaçados de extinção e a Floresta com Araucária

Publicado por parquedasaves em 06/10/2023

Tempo de leitura: 4 minutos

A Campanha Papagaios-de-altitude reúne diversas instituições e destaca a importância do papagaio-charão, do papagaio-de-peito-roxo e da Floresta com Araucária

Em comemoração ao Dia da Ave, celebrado em 5 de outubro, várias instituições que fazem parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica, o PAN Aves da Mata Atlântica, deram início à Campanha Papagaios-de-altitude. A iniciativa visa sensibilizar o público sobre a importância da conservação do papagaio-charão (Amazona pretrei), do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) e da árvore araucária (Araucaria angustifolia), da Floresta com Araucária, importante ecossistema associado ao bioma Mata Atlântica.

“Escolhemos o Dia da Ave para dar início a essa campanha, que visa mostrar a importância que esses papagaios possuem em seu ecossistema, já que eles são dispersores de sementes da árvore araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná e pinheiro-brasileiro, uma das espécies desta rica floresta”, diz Eduardo Araújo Barbosa, analista ambiental do CEMAVE e coordenador do PAN Aves da Mata Atlântica.

O papagaio-charão (Amazona pretrei) se alimenta dos pinhões, sementes da araucária, e acaba por ajudar na sua dispersão.

Além de chamar a atenção para a necessidade de proteção das espécies, a campanha busca destacar a importância da Floresta com Araucária, que foi fortemente degradada por décadas de exploração irresponsável e hoje, no Brasil, estima-se que ainda existam somente cerca de 1% de fragmentos desse ecossistema em bom estado de conservação, considerando a distribuição original. Entretanto, no país, não existem dados de monitoramento adequados, nem atualizados para se identificar a situação real de remanescentes do ecossistema, o que pode tornar os índices ainda mais preocupantes. 

Papagaio-de-peito-roxo

O papagaio-de-peito-roxo abre o pinhão, semente da araucária, com seu bico para se alimentar da parte interna e comestível da semente.

“É nessa floresta que os papagaios vivem, se reproduzem, dormem e se alimentam. Eles também são importantes dispersores das sementes da floresta, ajudando, com isso, na sobrevivência dessas importantes áreas naturais, não somente para eles, como para outras incontáveis espécies”, Eduardo.

A campanha

A Campanha Papagaios-de-altitude começa dia 5 de outubro e segue até meados de novembro, com ações digitais por meio de postagens coordenadas nas redes sociais Instagram e Facebook das instituições parceiras da campanha, que vão compartilhar imagens e vídeos, a fim de envolver a comunidade sobre a importância dessas espécies de papagaios e da Floresta com Araucária para o equilíbrio ecológico.

“A partir das postagens colaborativas nas redes sociais das instituições parceiras, queremos espalhar a mensagem da conservação, pois entendemos que é o nosso papel fazer tudo o que for possível para proteger essas espécies. Além disso, teremos também atividades presenciais pontuais e palestras envolvendo cientistas, pesquisadores, estudantes e a comunidade local para celebrar essa data tão importante, comenta Eduardo.

 

A Campanha reúne diversas instituições parceiras e destaca a importância do papagaio-charão, do papagaio-de-peito-roxo e da Floresta com Araucária.

A campanha é fruto da colaboração entre diversas entidades públicas, privadas, ONGs e parceiros que trabalham voltadas para a conservação de aves no Brasil, incluindo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres – CEMAVE, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, o Parque das Aves, A ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, Projeto Charão, da Associação Amigos do Meio Ambiente – AMA e a Universidade de Passo Fundo – UPF, a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB, a Fundação Florestal e o Estúdio Lokomotiva.

Papagaio-charão, papagaio-de-peito-roxo e araucária

Ambas as aves e a árvore araucária, ícones da Floresta com Araucária, encontram-se em estado preocupante de conservação. O papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo, os dois endêmicos do bioma Mata Atlântica, estão hoje na categoria Vulnerável (VU) de ameaça, enquanto a araucária está Em Perigo (EN), segundo classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza, a UICN.

“Precisamos unir nossas forças agora mesmo para proteger essas espécies emblemáticas e seus ambientes naturais. A Floresta com Araucária tem um papel crucial no equilíbrio do nosso ecossistema e na sobrevivência dessas aves. Convidamos, portanto, todas as pessoas para fazerem parte dessa campanha, que reúne importantes parceiros!” conclui Eduardo.

Informações para a Imprensa:

Parque das Aves – Melissa Correa

[email protected]

(45) 99112-9713

SPVS – Claudia Guadagnin

[email protected]

(41) 99803-4948

Leia também: