Concurso de desenho celebra o Mês da Mata Atlântica no Parque das Aves
Publicado por parquedasaves em 30/06/2025
Tempo de leitura: 3 minutos
Ação convida pessoas de todas as idades a expressarem, por meio da arte, sua conexão com o bioma: a Mata Atlântica
Arte inspirada na vida da Mata Atlântica.
Em maio, mês dedicado à celebração da Mata Atlântica, o Parque das Aves convida o público para participar de uma ação especial que une criatividade e conexão com a natureza: o concurso de desenho “Pintando as cores da Mata Atlântica”. A ideia é incentivar pessoas de todas as idades a colocarem no papel, com traços e cores, tudo o que essa floresta representa.
“Mesmo com todos os problemas que a Mata Atlântica vem enfrentando ao longo dos anos, ela continua cheia de vida e beleza. Por isso, queremos ver essa diversidade retratada de forma pessoal e criativa. Cada desenho é uma maneira única de lembrar o valor desse bioma e de como ele faz parte da nossa história e do nosso futuro”, comenta Melissa Correa, gerente de comunicação do Parque das Aves.
Os autores dos três desenhos mais criativos serão premiados com experiências especiais no Parque das Aves. A seleção será feita pela Dra. Anna Croukamp, fundadora do Parque, com base na originalidade com que os desenhos representam a Mata Atlântica.
Criatividade que protege a floresta.
O concurso é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades. Basta criar um desenho sobre a Mata Atlântica usando qualquer técnica (lápis de cor, giz, canetinha, aquarela, colagem ou arte digital) e postar no feed do Instagram até 23h59 do dia 26 de maio.
É necessário:
Os desenhos vencedores serão exibidos em uma exposição especial no Parque das Aves no dia 27 de maio, na área da Educação para Conservação.
A Mata Atlântica abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, com milhares de espécies exclusivas desse bioma. Porém, a destruição do habitat, caça e tráfico colocam essa riqueza em risco.
O Parque das Aves, único do mundo focado na conservação de aves da Mata Atlântica, atua diretamente para impedir extinções. Desde 2016, com a confirmação da extinção da pararu-espelho (Paraclaravis geoffroyi), o Parque intensificou seus esforços com resgate, abrigo e reprodução de espécies ameaçadas.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
O quê: Concurso de desenho “Pintando as cores da Mata Atlântica”
Onde: Instagram – @parquedasaves
Quando: até 26 de maio de 2025
Resultado: 27 de maio de 2025 no perfil @parquedasaves
Valor: gratuito e aberto para todas as idades
Mais informações: www.parquedasaves.com.br