Tucanos: os queridinhos do Parque das Aves

Publicado por Parque das Aves em 12/09/2022

Atualizado em 29 de abril de 2025

Tempo de leitura: 4 minutos

No Parque das Aves, você pode ficar pertinho de 3 espécies da família dos tucanos e tirar lindas fotos. Saiba mais nesse post!

Localizado no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná, você pode conhecer umas das aves mais queridas pelos nossos visitantes: os tucanos!

dupla-de-tucanos-toco-pousados-no-recinto-em-frente-à-mata-nativa

No Parque das Aves, o visitante pode ver momentos únicos, como esse encontro de tucanos-toco, famosos pelo seu grande bico.

Aqui, o visitante pode ficar próximo de 3 espécies da família dos tucanos: o tucano-toco (mais famoso e icônico de todos), o tucano-de-bico-verde e o araçari-castanho.

Todas essas espécies são nativas da Mata Atlântica e, inclusive, podem ser observadas sobrevoando Foz do Iguaçu. Por isso, fique sempre de olho enquanto estiver fazendo turismo na cidade!

O pequeno araçari-castanho é uma espécie um pouco menor da família dos tucanos. Porém, sua coloração impressionante chama muita atenção!

O pequeno araçari-castanho é uma espécie um pouco menor da família dos tucanos. Porém, sua coloração impressionante chama muita atenção!

Viva momentos únicos no Parque das Aves

Além de serem muito carismáticos, os tucanos protagonizam cenas que rendem belíssimas fotos e vídeos! Além disso, são aves muito tranquilas e, no recinto onde estão, é possível observá-las de pertinho.

Portanto, durante o seu passeio, você pode tirar ótimas fotos dos tucanos. Então, traga sua câmera carregada e não deixe de aproveitar essa oportunidade!

tucano-toco

No Parque das Aves, você pode tirar fotos belíssimas dos tucanos. Afinal, tanta beleza merece um registro, né?

Inclusive, se você tiver tempo, passe algum tempo observando os detalhes desses animais. Assim, além das suas cores e formas únicas, você poderá reparar em características e comportamentos muito interessantes. Afinal, não é todo dia que podemos observar um animal majestoso como esse, né?

Tucanos ajudam a criar florestas

Em seu ambiente natural, os tucanos possuem um papel super importante para o desenvolvimento das florestas. De fato, eles são grandes disseminadores de sementes, que ajudam a plantar muitas árvores!

Inclusive, esses animais possuem uma habilidade única: espalhar sementes maiores, dos frutos que não seriam consumidos por outras aves com bicos menores. Assim, essas sementes são levadas para lá e para cá no sistema digestivo dos animais – e esse deslocamento ajuda a criar florestas por aí.

Aliás, um estudo já provou que a presença dos tucanos e outras aves de bico grande nas florestas ajuda a manter a diversidade das palmeiras-juçara, árvores que possuem sementes maiores. Então, os tucanos ajudam a proteger uma árvore ameaçada de extinção!

Inclusive, a presença dos tucanos sempre aumenta a diversidade de plantas na floresta. Afinal, as diferentes espécies de tucanos espalham sementes em lugares distintos da floresta (por exemplo, na borda ou no interior da mata).

Além disso, em seus deslocamentos, eles também passam por áreas mais abertas, com menos árvores. Dessa forma, espalham sementes em espaços degradados, que precisam muito de sombra! Por isso, sem eles, nossas paisagens teriam menos encanto.

Sem os tucanos, as florestas não são tão diversas e, por consequência, teriam menos espécies de outros animais. Afinal, tudo está conectado… e todos os seres possuem um importante papel na conservação dos locais onde vivem.

tucano-de-bico-verde-um-dos-menores-tucanos-pousado-no-recinto-em-frente-à-mata-nativa

Toda a perfeição do tucano-de-bico-verde, que chama atenção com suas cores vibrantes.

Conheça os tucanos de pertinho

Pretende conhecer Foz do Iguaçu? Então, visite o Parque das Aves… e conheça essas aves bem de pertinho! Aliás, estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui!

araçari-castanho

O Parque das Aves é um espaço de conexão única com as aves da Mata Atlântica.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: