Parque das Aves promove exposição especial sobre manguezais no dia 22 de julho

Publicado por parquedasaves em 17/07/2025

Atualizado em 8 de agosto de 2025

Tempo de leitura: 4 minutos

Atividade educativa e interativa antecipa o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e destaca a importância desse ecossistema essencial da Mata Atlântica.

No dia 22 de julho, o Parque das Aves realiza uma ação educativa em homenagem ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado oficialmente em 26 de julho. A programação inclui a exposição interativa “Manguezal: o Berçário da Vida”, que acontece das 9h às 16h, próxima ao Viveiro Aves de Rios e Manguezais.

A proposta é sensibilizar os visitantes sobre o papel vital que os manguezais exercem na conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e mostrar como esse ecossistema costeiro é essencial para o equilíbrio ambiental.

Grupo de guarás-vermelhos e colhereiros-americanos empoleirados em galhos no Viveiro Aves de Rios e Manguezais.

Manguezais são casa para muitas aves, como o guará-vermelho e o colhereiro.

Manguezais: ecossistemas vitais para a vida

Os manguezais estão presentes em áreas costeiras do Brasil, do Amapá ao sul de Santa Catarina. São áreas de transição entre os ambientes terrestres e marinhos e abrigam uma grande diversidade de espécies, como:

  • Peixes

  • Caranguejos

  • Aves aquáticas

Esse ecossistema funciona como um berçário natural, oferecendo abrigo, alimento e proteção para animais em fase juvenil. Além disso, desempenha papéis ecológicos fundamentais, como:

  • Proteção contra a erosão costeira

  • Filtragem de impurezas da água

  • Armazenamento de carbono e regulação climática

“A exposição busca sensibilizar os visitantes para a relação entre os manguezais e a conservação da Mata Atlântica, destacando a importância de proteger esses ecossistemas interligados. São espaços de vida que sustentam inúmeras espécies, e sua preservação é essencial para garantir o futuro da nossa biodiversidade”, afirma Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves.

Um ecossistema ameaçado

Guará-vermelho empoleirado em galho no Viveiro Aves de Rios e Manguezais do Parque das Aves.

O guará-vermelho, símbolo dos manguezais, encanta com sua plumagem vibrante.

Apesar de sua importância, os manguezais brasileiros enfrentam ameaças crescentes. Estima-se que cerca de 25% de sua área original tenha sido perdida desde o início do século 20, principalmente devido a:

  • Urbanização desordenada

  • Desmatamento e poluição

  • Atividades industriais e ocupação irregular

Com a exposição “Manguezal: o Berçário da Vida”, o Parque das Aves reforça seu papel de centro de sensibilização ambiental, contribuindo para transformar o olhar do público e gerar atitudes mais conscientes em relação à proteção dos ambientes naturais.

O que esperar da atividade?

A exposição será composta por painéis educativos, materiais interativos e a presença de educadores ambientais, que estarão disponíveis durante todo o dia para conversar com o público e apresentar:

  • A fauna e flora dos manguezais

  • Curiosidades e dados sobre sua importância ecológica

  • Ações que cada pessoa pode adotar para ajudar a protegê-los

A atividade foi desenvolvida com linguagem acessível e foco em todas as idades, valorizando o aprendizado leve, direto e envolvente.

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Educadora da conversação do Parque das Aves conversa com grupo de visitantes em ação especial no Viveiro Aves de Rios e Manguezais.

Atividades especiais ajudam a sensibilizar visitantes sobre a importância dos manguezais.

A exposição está alinhada aos ODS da ONU, reforçando o compromisso do Parque das Aves com a educação e conservação ambiental:

  • ODS 4: Educação de Qualidade

  • ODS 14: Vida na Água

  • ODS 15: Vida Terrestre

Esses objetivos fortalecem a missão do Parque de atuar como agente de transformação, estimulando o público a se conectar com o mundo natural e agir em defesa da biodiversidade.

O Parque das Aves convida seus visitantes a participarem da exposição “Manguezal: o Berçário da Vida”, no dia 22 de julho. Mais do que uma homenagem ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, essa ação é um convite para olhar com mais atenção e carinho para os ecossistemas costeiros, fundamentais para o equilíbrio da Mata Atlântica.

Ao visitar o Parque e participar da atividade, você apoia diretamente o trabalho de sensibilização ambiental e conservação que há 30 anos transforma vidas em Foz do Iguaçu.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Serviço

  • O quê: Exposição “Manguezal: o Berçário da Vida”

  • Quando: 22 de julho, das 9h às 16h

  • Onde: Parque das Aves, em Foz do Iguaçu – próximo ao Viveiro Aves de Rios e Manguezais

  • Quanto: Atividade gratuita, inclusa no ingresso de visitação

Leia também: