Parque das Aves e o Dia Internacional da Mulher
Publicado por parquedasaves em 08/03/2018
Atualizado em 5 de março de 2025
Tempo de leitura: 3 minutos
O Parque das Aves, que desde sua fundação tem na direção geral uma mulher, comemora a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, de forma constante. Contando com 55% de mulheres em seu quadro de funcionários, além de possuir 3 dos 4 diretores e 13 dos 15 gerentes mulheres, o Parque das Aves se orgulha de ter muitas mulheres colaborando com seu trabalho de preservação de espécies da Mata Atlântica e fazendo a diferença na comunidade.
Dra. Anna Croukamp e o Sr. Roberto Marinho
Esses números estão diretamente conectados à história do Parque das Aves. Em 1996, quando Dra. Anna Croukamp assumiu a direção geral do Parque das Aves após a morte do marido, ela se viu pela primeira vez diante do desafio de comandar sozinha uma equipe de colaboradores. E mesmo com todos os desafios, em um país novo e enfrentando a barreira linguística, Anna encontrou apoio e todas as ferramentas necessárias para gerenciar o local, tornando o Parque uma referência mundial. E seus esforços foram reconhecidos pelos diversos prêmios e honrarias que recebeu, incluindo o prêmio Heini Hediger Award, da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (WAZA), que recebeu em Berlim, na Alemanha, em 2017.
Dra. Carmel Croukamp no Encontro com as Araras em 2018
Atualmente, 132 mulheres fazem parte da equipe do Parque das Aves, representando 49% do total de 268 colaboradores. Dessas, 8 mulheres ocupam cargos de gerência e diretoria, o que equivale a mais de 50% dos 15 cargos de liderança na instituição, reforçando a presença feminina na gestão da conservação ambiental.
A Dra. Carmel Croukamp, sócia-proprietária do Parque e filha da Dra. Anna, assumiu a gestão do Parque das Aves em 2014. Desde então, trabalhou incansavelmente para resgatar e recuperar aves silvestres, além de fortalecer a proteção de espécies ameaçadas. Seu envolvimento envolveu a transformação do Parque das Aves em um Centro de Conservação Integrada de Espécies da Mata Atlântica em 2017, consolidando ainda mais a missão de preservação desse bioma.
Lígia Oliva, médica veterinária
Entre as gerentes, muitas são mães e ainda mantêm jornadas duplas, tendo que cumprir compromissos com a família depois que o horário de trabalho no Parque acaba. Outras prestam serviços às comunidades a que pertencem, doando seu tempo e trabalhando para que outras famílias tenham condições melhores de vida. E no Parque das Aves todas essas mulheres formam uma irmandade de apoio e colaboração que é celebrada todos os dias, não somente no Dia Internacional da Mulher, mas que será relembrado e reforçado no dia 8 de março juntamente com todos os outros colaboradores.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.