Parque das Aves celebra aniversário de sua fundadora com homenagem especial

Publicado por parquedasaves em 11/08/2025

Atualizado em 15 de agosto de 2025

Tempo de leitura: 3 minutos

Colaboradores se unem em gesto simbólico para homenagear Anna-Sophie Helene Croukamp, responsável por transformar um sonho em realidade

Colaboradores do Parque das Aves reunidos na área de convivência durante comemoração com bolo decorado e flores.

Dra. Anna é aplaudida pela equipe durante a celebração do seu aniversário, um momento de carinho e gratidão no coração do Parque das Aves.

Neste 11 de agosto, o Parque das Aves comemora os 79 anos de vida de sua fundadora, Anna-Sophie Helene Croukamp, reconhecida como a força motriz por trás da criação e do crescimento de um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu e uma referência nacional e internacional na conservação de aves da Mata Atlântica.

A data foi marcada por uma homenagem especial da equipe do Parque, que vestiu camisetas com a palavra “Obrigada” e compartilhou um bolo em sinal de reconhecimento e carinho por todo o legado construído por Anna.

“A Dra. Anna é a essência do Parque das Aves. Ao longo de quase três décadas, tenho o privilégio de caminhar ao seu lado, testemunhando sua determinação em cada conquista e sua sensibilidade em cada decisão que moldou este lugar”, afirma Cícero dos Santos Luccas, diretor de Infraestrutura e integrante do Conselho Diretor, que integra a equipe desde 1º de novembro de 1996.

Um legado que nasceu do amor pelos animais

Nascida em 1946, na cidade de Hiddesen, na Alemanha, Anna-Sophie cresceu com um profundo interesse pelos animais. Essa vocação a levou a cursar Medicina Veterinária e seguir com um doutorado na área, dando início a uma trajetória marcada pelo comprometimento com o bem-estar animal.

Após dois anos lecionando em uma universidade, Anna decidiu ampliar seus horizontes e atuou como veterinária de campo em Harare, no Zimbábue (antiga Salisbury), onde conheceu Dennis Croukamp, seu companheiro de vida. O casal teve duas filhas, Anna-Luise e Carmel, e viveu diversas experiências juntos ao redor do mundo.

Nos anos 1990, após uma temporada no Reino Unido, o casal decidiu se mudar para Foz do Iguaçu e dar vida a um antigo sonho: construir um espaço para as aves. Em 1993, compraram uma área de 16,5 hectares ao lado do Parque Nacional do Iguaçu. Com um esboço feito à mão por Anna e foco na preservação da vegetação nativa, o Parque das Aves foi inaugurado em outubro de 1994.

Dois anos depois, com o falecimento de Dennis, Anna assumiu sozinha a missão de conduzir o projeto. Com dedicação, sensibilidade e amor pela Mata Atlântica, transformou o Parque em referência no cuidado com as aves e na promoção da conexão entre pessoas e biodiversidade.

Uma celebração repleta de gratidão

Camiseta com a palavra “obrigada” escrita em vários idiomas e, ao fundo, um bolo decorado com frutas e flores.

Um agradecimento em muitas línguas para celebrar a história de dedicação da dra. Anna ao longo desses anos à frente do Parque das Aves.

Para celebrar essa trajetória inspiradora, todos os colaboradores do Parque participaram de uma homenagem coletiva neste 11 de agosto. Com a camiseta do “Obrigada”, a equipe simbolizou o agradecimento coletivo à fundadora. Um bolo especial foi compartilhado durante a comemoração, reforçando o espírito de união e respeito que atravessa toda a história da instituição.

A homenagem também representa o reconhecimento do papel fundamental que Anna-Sophie desempenha na construção de um legado que inspira milhares de pessoas a cuidarem da natureza todos os dias.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, é o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, e completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: