Xô, calor! Parque das Aves oferece blocos de gelo com frutas para aves se refrescarem

Publicado por parquedasaves em 10/01/2024

Atualizado em 26 de janeiro de 2024

Home > Blog > Release >

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a chegada do verão, o enriquecimento ambiental oferece aos animais mais opções para se refrescarem e aliviar o calor.

Para aliviar o calor do verão de Foz do Iguaçu, que pode alcançar os 30ºC facilmente, a equipe de Bem-estar Animal do Parque das Aves preparou blocos de gelo com frutas para as aves se refrescarem e vai disponibilizá-los nesta sexta, 26 de janeiro. Quem estiver visitando o Parque na data poderá acompanhar a ação no Viveiro das Araras a partir das 10h.

“Os blocos de gelo são feitos com frutas da estação e já fazem parte da dieta das aves nesta época do ano.

Elas são congeladas com água ou suco natural de frutas e são uma oportunidade para elas experimentarem diferentes sensações, texturas e sabores.

E para o público é muito interessante poder observar as aves interagindo com os blocos de gelo, tocando a superfície gelada ou tentando quebrar os blocos para retirar as frutas.

É uma atividade que favorece o bem-estar dos animais e também encanta as pessoas”, comenta Alessandra Mello, coordenadora da área de Bem-estar Animal do Parque das Aves.

Além das frutas congeladas, os animais também têm acesso frequente à água fresca, sombra e aspersores (um tipo de chuveirinho que umidifica o ar), tudo para amenizar o calor de Foz do Iguaçu. 

“Oferecer os alimentos de formas diferenciadas incentiva comportamentos de exploração, incentivam as aves a explorarem o novo, motivando sua curiosidade natural”, complementa Alessandra.

O que é o enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental é uma técnica que busca otimizar o bem-estar dos animais, favorecendo a expressão de seus comportamentos naturais através de distintos estímulos: físicos, alimentares, sociais, cognitivos ou sensoriais.

As atividades são oferecidas aos animais de acordo com as programações elaboradas pela Área de Bem-estar Animal e são acompanhadas pela equipe que realiza observações e coletas de dados comportamentais.

“Oferecer blocos de gelo pode ser considerado um tipo de enriquecimento alimentar, pois é uma forma diferente de oferecer o alimento da ave, e também do tipo sensorial, proporcionando sensação térmica e texturas diferenciadas.

Fazemos essa atividade muitas vezes durante os meses de verão, cuidando de todas as etapas do processo, desde a preparação dos blocos até o monitoramento do comportamento dos animais”, explica Alessandra.

As aves passam grande parte do dia em busca de alimentos em seu ambiente natural, em especial os psitacídeos que utilizam cerca de 80% do tempo. Por isso, uma das técnicas utilizadas para manter esse comportamento natural, denominado “forrageio”, é justamente estimular essa procura por alimentos. 

“Nossos colaboradores encorajam este comportamento nas aves, proporcionando desafios equilibrados ao servir a dieta dos animais de maneiras inusitadas, como inseridas em bolas de feno, escondidas em pinhas, bem como em locais e horários variados”, conta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Além de despertar esse comportamento natural, o enriquecimento ambiental também permite simular situações que ocorreriam no ambiente natural de ocorrência dos animais, mantendo-os com padrões comportamentais típicos da espécie. 

“É importante notar também que os animais não são obrigados a interagir com o enriquecimento, sendo sempre um convite para eles.

A quantidade ofertada também é proporcional ao número de animais no recinto, para que todos tenham oportunidade de acessar os itens, caso queiram.

Tudo é baseado em planejamento e ciência, procurando sempre proporcionar as melhores condições de vida possíveis para os animais sob nossos cuidados”, reforça Paloma.

Todos estão convidados a ver de pertinho essa atividade de enriquecimento alimentar, bastando comprar o ingresso ao atrativo.

O quê: Enriquecimento de Verão das Aves

Onde: No Parque das Aves, no Viveiro das Araras

Quando: Sexta-feira, 26 de janeiro, a partir das 10h

Quanto: gratuito desde que seja adquirido o ingresso

Nos acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/parquedasaves

Leia também: