Parque das Aves participa do 48º Congresso da AZAB

Publicado por parquedasaves em 09/06/2025

Atualizado em 10 de julho de 2025

Tempo de leitura: 4 minutos

Evento em Brasília reúne profissionais de zoológicos e aquários do país para discutir estratégias integradas

Equipe do Parque das Aves posando em frente ao banner oficial do 48º Congresso da AZAB, em Brasília.

Parque das Aves marcou presença no 48º Congresso da AZAB, realizado em junho de 2025.

O Parque das Aves participa nesta semana do 48º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que acontece de 10 a 13 de junho em Brasília. Com o tema “Estratégias Integradas para Conservação, Comunicação e Gestão de Zoológicos e Aquários”, o encontro reúne profissionais de instituições de todo o país, promovendo debates sobre avanços e desafios relacionados à conservação da biodiversidade brasileira, ao bem-estar animal e à excelência na gestão institucional.

“O Congresso da AZAB é um dos momentos mais importantes para o setor no Brasil. É uma oportunidade fundamental para promover a troca de conhecimento, fortalecer parcerias e trazer novas ideias que podemos aplicar no nosso trabalho diário no Parque das Aves, sempre com foco na conservação das espécies e no aprimoramento do bem-estar animal”, afirma Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves e membro do Conselho Consultivo da AZAB.

Participação ativa do Parque das Aves

Representante do Parque das Aves durante apresentação sobre a atuação dos inspetores da AZAB no congresso.

Paloma Bosso compartilhou a atuação dos inspetores da AZAB e a importância da representatividade no setor zoológico.

Este ano, o Parque das Aves participa do congresso com uma equipe multidisciplinar, refletindo o compromisso da instituição com a excelência em diversas áreas.

A gerente de comunicação, Melissa Correa, ministra a palestra “Impacto da comunicação digital na conservação ex-situ”, abordando o uso estratégico das mídias sociais e plataformas digitais para ampliar o engajamento do público e dar visibilidade aos projetos de conservação. Melissa também integra a mesa-redonda “Comunicação e conservação: estratégias integradas”, em um debate sobre como campanhas tradicionais e digitais podem ser combinadas para potencializar a comunicação ambiental.

Paloma Bosso participa da mesa-redonda “Critérios de Certificação em Zoológicos e Aquários”, abordando os processos e critérios de certificação nacionais e internacionais, com ênfase na promoção do bem-estar animal, na conservação da biodiversidade e na transparência institucional. Além disso, ela contribui com a mesa-redonda “Gestão técnica e planejamento estratégico em zoológicos e aquários”, compartilhando estratégias e experiências para aprimorar a gestão técnica das instituições.

A participação técnica do Parque das Aves inclui ainda a apresentação de um pôster por Juliana Ferreira, supervisora do Borboletas e Beija-flores, destacando o trabalho desenvolvido na área e as ações de sensibilização realizadas com os visitantes. Reginaldo Góis, integrante da equipe de Manejo, acompanha as atividades do congresso com foco em atualização técnica e troca de experiências com outros profissionais da área.

Pré-congresso 

Melissa Correa, gerente de comunicação do Parque das Aves, apresenta palestra sobre comunicação digital na conservação ex-situ durante o 48º Congresso da AZAB.

Melissa Correa apresentou como a comunicação digital tem fortalecido a conservação ex-situ no Congresso da AZAB.

O evento também conta com um pré-congresso exclusivo para Studbook Keepers e representantes do ICMBio, realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Neste momento prévio, a gerente de curadoria animal do Parque das Aves, Roberta Manacero, participa de ações voltadas à capacitação e fortalecimento da gestão de registros zootécnicos de espécies ameaçadas.

Sobre a AZAB

A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), fundada em 1977, atua para integrar e fortalecer zoológicos e aquários brasileiros, promovendo o intercâmbio de conhecimento, o desenvolvimento institucional e o posicionamento do Brasil como referência internacional em ações de conservação de espécies e de seus habitats.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Serviço

O quê: 48º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB
Tema: Estratégias Integradas para Conservação, Comunicação e Gestão de Zoológicos e Aquários
Quando: 10 a 13 de junho de 2025
Onde: União Pioneira de Integração Social – UPIS
SEPS Q 712/912 Conj A – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-125
Pré-congresso: Curso de Capacitação para Studbook Keepers, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Leia também: