Parque das Aves participa do 48º Congresso da AZAB
Publicado por parquedasaves em 09/06/2025
Atualizado em 10 de julho de 2025
Tempo de leitura: 4 minutos
Evento em Brasília reúne profissionais de zoológicos e aquários do país para discutir estratégias integradas
Parque das Aves marcou presença no 48º Congresso da AZAB, realizado em junho de 2025.
O Parque das Aves participa nesta semana do 48º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que acontece de 10 a 13 de junho em Brasília. Com o tema “Estratégias Integradas para Conservação, Comunicação e Gestão de Zoológicos e Aquários”, o encontro reúne profissionais de instituições de todo o país, promovendo debates sobre avanços e desafios relacionados à conservação da biodiversidade brasileira, ao bem-estar animal e à excelência na gestão institucional.
“O Congresso da AZAB é um dos momentos mais importantes para o setor no Brasil. É uma oportunidade fundamental para promover a troca de conhecimento, fortalecer parcerias e trazer novas ideias que podemos aplicar no nosso trabalho diário no Parque das Aves, sempre com foco na conservação das espécies e no aprimoramento do bem-estar animal”, afirma Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves e membro do Conselho Consultivo da AZAB.
Paloma Bosso compartilhou a atuação dos inspetores da AZAB e a importância da representatividade no setor zoológico.
Este ano, o Parque das Aves participa do congresso com uma equipe multidisciplinar, refletindo o compromisso da instituição com a excelência em diversas áreas.
A gerente de comunicação, Melissa Correa, ministra a palestra “Impacto da comunicação digital na conservação ex-situ”, abordando o uso estratégico das mídias sociais e plataformas digitais para ampliar o engajamento do público e dar visibilidade aos projetos de conservação. Melissa também integra a mesa-redonda “Comunicação e conservação: estratégias integradas”, em um debate sobre como campanhas tradicionais e digitais podem ser combinadas para potencializar a comunicação ambiental.
Já Paloma Bosso participa da mesa-redonda “Critérios de Certificação em Zoológicos e Aquários”, abordando os processos e critérios de certificação nacionais e internacionais, com ênfase na promoção do bem-estar animal, na conservação da biodiversidade e na transparência institucional. Além disso, ela contribui com a mesa-redonda “Gestão técnica e planejamento estratégico em zoológicos e aquários”, compartilhando estratégias e experiências para aprimorar a gestão técnica das instituições.
A participação técnica do Parque das Aves inclui ainda a apresentação de um pôster por Juliana Ferreira, supervisora do Borboletas e Beija-flores, destacando o trabalho desenvolvido na área e as ações de sensibilização realizadas com os visitantes. Reginaldo Góis, integrante da equipe de Manejo, acompanha as atividades do congresso com foco em atualização técnica e troca de experiências com outros profissionais da área.
Melissa Correa apresentou como a comunicação digital tem fortalecido a conservação ex-situ no Congresso da AZAB.
O evento também conta com um pré-congresso exclusivo para Studbook Keepers e representantes do ICMBio, realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Neste momento prévio, a gerente de curadoria animal do Parque das Aves, Roberta Manacero, participa de ações voltadas à capacitação e fortalecimento da gestão de registros zootécnicos de espécies ameaçadas.
A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), fundada em 1977, atua para integrar e fortalecer zoológicos e aquários brasileiros, promovendo o intercâmbio de conhecimento, o desenvolvimento institucional e o posicionamento do Brasil como referência internacional em ações de conservação de espécies e de seus habitats.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
O quê: 48º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB
Tema: Estratégias Integradas para Conservação, Comunicação e Gestão de Zoológicos e Aquários
Quando: 10 a 13 de junho de 2025
Onde: União Pioneira de Integração Social – UPIS
SEPS Q 712/912 Conj A – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-125
Pré-congresso: Curso de Capacitação para Studbook Keepers, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)