Planejamento estratégico para salvar espécies

Para saber de que maneira agir para salvar espécies, é necessário conduzir um planejamento em cima de dados e fatos. Esse planejamento leva em conta todos os meios e métodos necessários para considerar questões como: O que já sabemos sobre a espécie? O que a espécie precisa? A espécie está sendo muito predada, caçada, traficada ou está vivendo em uma área reduzida por causa do desflorestamento e sofrendo problemas genéticos? Quais são as necessidades para manter uma genética saudável? Que tipo de proteção precisa, e como podemos providenciar isso? A espécie precisa de reintrodução em âmbito regional ou global? A espécie precisa ser reproduzida sob cuidados humanos? É necessário translocar indivíduos? Precisamos trabalhar o engajamento e as percepções das pessoas no local onde a espécie vive? Que instituições e pessoas precisam trabalhar juntos para salvar a espécie, e de que maneira?

A filosofia a que aderimos é a do Plano Único de Conservação (do original em inglês, One Plan Approach), desenvolvida pelo CPSG. Ela leva em conta e junta de maneira sistemática todas as disciplinas, meios, instituições e pessoas envolvidas que possam contribuir para salvar uma espécie.

Para criar esse tipo de planejamento estratégico, trabalhamos em parceria com especialistas em planejamento para conservação no âmbito global, principalmente do CPSG – Conservation Planning Specialist Group.

Participamos em diversos Planos de Ação Nacionais (PAN) para conservação de espécies de aves, liderados pelo ICMBio.

Organizamos, trabalhamos para viabilizar e patrocinamos oficinas de planejamento lideradas por especialistas, que reúnem diversos profissionais envolvidos com a conservação de espécies e especialistas nas disciplinas necessárias, profissionais brasileiros como também de múltiplos continentes, para elaborar planos integrados ou planejar ações específicas necessárias para salvar espécies. Muitas vezes, as oficinas seguem demandas identificadas por órgãos do governo brasileiro, partes de Planos de Ação Nacionais.

Em 2018, o Parque das Aves se tornou a Sede Nacional Brasileira do CPSG. O Grupo Especialista em Planejamento para a Conservação (CPSG), da UICN, é uma rede global de profissionais da conservação dedicados a salvar espécies ameaçadas através do aumento da efetividade dos esforços de conservação no mundo todo.

O CPSG apoia fortemente a conservação de aves da Mata Atlântica, e tem assumido a causa das aves da Mata Atlântica como projeto bandeira. A parceria entre CPSG e Parque das Aves possibilita diversos workshops, por exemplo:

• Análise de Viabilidade Populacional e de Habitat – PHVA
• Análise de contribuições de populações ex situ
(One Plan Approach)

O CPSG e o Parque das Aves juntos organizam, apoiam e financiam cursos para as seguintes ferramentas, como também proporcionam serviços gratuitos com sua utilização, para projetos de conservação de aves de Mata Atlântica:

• Facilitação para planejamento em conservação
• VORTEX
• Análise de Risco de Doenças (DRA)

Além disso, utilizamos ferramentas de diagnóstico de atitudes para planejar engajamento com comunidades estratégicas e baseadas em evidências. Também oferecemos capacitação no uso de ciências Sociais no contexto de planejamento de ações para conservação de espécies.

 

Av. das Cataratas, 12450
Foz do Iguaçu - PR
ao lado do Parque Nacional

 

Fone +55 45 3529-8282

Desenvolvido por  

 

Av. das Cataratas, 12450
Foz do Iguaçu - PR
ao lado do Parque Nacional
Fone +55 45 3529-8282

Desenvolvido por  

Av. das Cataratas, 12450
Foz do Iguaçu - PR
ao lado do Parque Nacional
Fone +55 45 3529-8282

Desenvolvido por