DESMATAMENTO
E AS AVES DA
MATA ATLÂNTICA

A Mata Atlântica é um bioma com um número bastante alto em espécies que vivem em áreas muito pequenas, chamado de endemismo. Quando essas florestas são desmatadas, mesmo pequenas áreas, essas espécies perdem sua chance de sobreviver e se tornam extintas.

DESMATAMENTO E AS AVES DA MATA ATLÂNTICA

A Mata Atlântica é um bioma com um número bastante alto em espécies que vivem em áreas muito pequenas, chamado de endemismo. Quando essas florestas são desmatadas, mesmo, as vezes, pequenas áreas, essas espécies percam a sua chance de sobreviver, e se tornam extintas.

Endemismo

Riqueza de espécies

Aves ameaçadas

Jenkins, C. N.; Alves, M.A.S.; Uezu, A. & Vale, M. M. 2015. Patterns of Vertebrate Diversity and Protection in Brazil. PLoS ONE DOI: 10.1371/Journal Pone 0145064.

A Mata Atlântica concentra o maior número de espécies endêmicas dos biomas brasileiros. Existem 231 espécies de aves endêmicas na Mata Atlântica.

Dezenas delas ocorrem em áreas muito restritas. Isso as torna especialmente vulneráveis, pois um evento estocástico, como um incêndio, uma doença, uma inundação ou tempestade, ou a invasão de uma espécie exótica, pode subitamente acabar com uma espécie.

 

 

 

 

Um exemplo é o choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi). Há 35 indivíduos conhecidos dessa espécie em todo o mundo, todos restritos a uma pequena reserva.

(Foto: Ciro Albano)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um exemplo é o choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi). Há 35 indivíduos conhecidos dessa espécie em todo o mundo, todos restritos a uma pequena reserva.

(Foto: Ciro Albano)

 

 

 

 

 

 

Em cima disso se agregam outras ameaças, como tráfico e caça de animais. Consequentemente, existem 120 espécies e subespécies de aves da Mata Atlântica ameaçadas de extinção.

E esse número não para de crescer.

41%

das espécies de aves ameaçadas de extinção do Brasil são nativas da Mata Atlântica.