Forest Experience

Quando os Guaranis recebem uma visita na aldeia, a primeira coisa que fazem é realizar uma celebração, que envolve dança, comida e o cerimonial do tabaco. Somente depois eles conversam e se conhecem.

Através do Forest Experience, os Guaranis convidam você a vivenciar esta experiência, realizando uma breve imersão em sua cultura, em meio à Mata Atlântica, à noite, ao redor de uma fogueira, acompanhada de um jantar tradicional compartilhado com eles.

Cada noite é diferente, pois a celebração ocorre de acordo com o que os membros da aldeia estão sentindo, em sintonia com o grupo, pois esta é uma experiência participativa. Venha livre de preconceitos e preparado para experienciar uma noite mágica e diferente de tudo que você já viveu.

Participação estritamente limitada e disponível somente duas noites por semana.

 

Idiomas: português e inglês
Dias: terças e quintas
Duração: aproximadamente 2h30
Horário: variável, com início ao pôr do sol. Hoje operamos com ínicio às 19h30
Valor: R$ 250,00 por pessoa

 

O FOREST EXPERIENCE

O que é?

O Forest Experience é um encontro realizado na floresta do Parque das Aves com os Guarani-Mbya, habitantes da aldeia Jacy Porã, localizada do outro lado do Rio Iguaçu, na Argentina. Neste encontro, os Guaranis realizam a cerimônia de boas-vindas, que envolve dança, comida e o cerimonial do tabaco. 

O que acontece durante a experiência?

A experiência varia a cada noite, mas sempre começa  com uma recepção em um espaço especialmente desenhado para proporcionar conforto e acolhimento a nossos visitantes.

Neste espaço, você poderá observar a beleza da mata ao seu redor enquanto prova algumas bebidas desenvolvidas para o evento (uma opção alcoólica e outra não alcoólica), assim como um aperitivo, tudo sempre baseado na cultura Guarani. Enquanto aproveita sua bebida e seu aperitivo, sua anfitriã nesta noite especial irá instruí-lo com as informações necessárias de conduta durante a cerimônia.

Depois dessa pequena introdução, você será convidado a se deslocar para o local onde o encontro com o povo Guarani vai acontecer, seguindo uma trilha na floresta até chegar a uma clareira.

Ao chegar ao local, você será recebido pelos Guaranis e convidado a se sentar ao redor de uma fogueira. Você ouvirá música e presenciará rituais envolvendo dança, e depois será convidado a participar em momentos chaves, enquanto o jantar estiver sendo preparado em uma fogueira ao lado, mantendo questões de higiene e frescor dos alimentos sempre em primeiro lugar. Você também terá à sua disposição bebidas geladas (água e suco de uma fruta da época).

Depois que a experiência estiver próxima ao fim, os Guaranis se despedirão e iremos retornar pela trilha em direção à saída do Parque. A anfitriã acompanhará o grupo em todos os momentos, para o seu conforto e segurança.

Quem pode participar?

Somente maiores de 18 anos podem participar, mas jovens de 16 e 17 anos podem participar somente se estiverem acompanhados de um adulto responsável.

Além disso, a trilha é acessível a cadeirantes.

O que acontece com o dinheiro do ingresso?

O objetivo do Forest Experience é criar maior respeito e visibilidade para os Guaranis dentro do panorama turístico de Foz do Iguaçu, além de proporcionar uma fonte de renda importante para a aldeia. O dinheiro arrecadado retorna para a aldeia de duas maneiras: ao participar do Forest Experience, cada Guarani recebe um pagamento, e uma proporção do dinheiro arrecadado é depositado em um Fundo Guarani, especialmente desenvolvido para que o dinheiro seja empregado, por exemplo, na construção de fontes de água limpa, como um poço artesiano, na criação de abrigos para as reuniões da comunidade, ou até mesmo na compra de um carro para a aldeia. Os membros da aldeia tem autonomia total para determinar como o dinheiro do Fundo Guarani será utilizado. Além disso, os membros da aldeia são consultados para determinar o valor pago para cada participante e para o Fundo Guarani, como também o valor do ingresso. O Parque das Aves não visa lucro com esta experiência, e seu único objetivo é fortalecer a cultura, o orgulho e a saúde da comunidade Guarani.

Para saber mais sobre os Guaranis, clique Aqui

 

LEMBRE-SE:

A experiência que você vai vivenciar é real e somente está acontecendo porque os Guaranis estão dispostos a compartilhá-la com você. Respeite os cerimoniais e participe das atividades sugeridas por eles com muita atenção e respeito. Assim, você levará consigo uma experiência incrível e muito marcante. Participação em qualquer atividade não é obrigatória, desde que você a recuse com respeito.

Data

Dias disponíveis

Mar 03

2018
Mar 04

2018
Mar 05

2018
Mar 07

2018
Mar 09

2018

Adultos

maiores de 18 anos

Horário

Opção Horário Disponibilidade
Voltar