A- A+

Reprodução para Conservação

Nosso carinho pelos animais também abre espaço para o ciclo da vida. O Parque das Aves participa com sucesso de projetos para reprodução de novas gerações, tanto que 43% das aves que você conhece no Parque nasceram através desse cuidado.

Uma vez recuperadas, tentamos dar a às aves que são trazidas para cá uma vida saudável e cheia de estímulos, convivendo com indivíduos da mesma espécie e de outras espécies e, sempre que possível, elas têm um parceiro para se reproduzir.

Ao longo dos anos, nos especializamos em reproduzir espécies vulneráveis e ameaçadas, tanto que, atualmente, o Parque das Aves é parceiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em um projeto para devolver jacutingas à natureza em uma reserva protegida. Também fomos convidados a implementar e coordenar os programas nacionais de reprodução sob cuidados humanos do papagaio-da-cara-roxa e do papagaio-do-peito-roxo; além de sermos um importante centro de reprodução do mutum-do-sudeste, espécie estimada em apenas 250 indivíduos ainda na natureza. Também temos sucesso reproduzindo espécies ameaçadas e vulneráveis que não são nativas do Brasil, como, por exemplo, o flamingo-chileno e o grou-coroado.

Uma das mais relevantes estratégias na reprodução para conservação é o trabalho com espécies que ainda não estão ameaçadas, mas que sofrem grande pressão da caça, do tráfico e da destruição de habitat. Desenvolvemos e testamos técnicas de reprodução para estas espécies, o que nos ajuda a ganhar experiência e desenvolver pesquisas com animais cuja reprodução sob cuidados humanos ainda é um desafio.

No Parque das Aves, damos preferência ao processo de Criação Natural, que consiste em deixar que os pais incubem seus ovos e criem seus filhotes de forma natural, com o mínimo de interferência humana. Para isto, oferecemos ninhos e elementos de habitat semelhantes aos naturais. A incubação dos ovos e criação de filhotes pelos próprios pais melhora a condição imunológica dos filhotes e permite que eles aprendam o comportamento da espécie.

Saiba mais sobre os resgate e recuperação de animais.

Compartilhe
Informações
Todos os dias, das 8h30 às 17h
Consulte nossos preços.
Onde estamos
Foz do Iguaçu - PR
Fone +55 45 3529-8282