Programa de formação educativa para conservação da Mata Atlântica. Oferecer processos formativos sobre conservação da Mata Atlântica para crianças, professores e colaboradores do Parque das Aves.
Ações educativas desenvolvidas
S O S Fauna - Curso de formação continuada em educação ambiental para professores da educação básica. Com o intuito de contribuir com a multiplicação de ações em prol da conservação da biodiversidade, o Departamento oferece o SOS Fauna, curso elaborado em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu e que conta com o apoio de diversos grupos e instituições locais. Ao longo do curso, os professores exploram diversos temas referentes ao Parque Nacional do Iguaçu e, por meio de palestras e atividades, discutem as principais ameaças e impactos à fauna desse importante fragmento de Mata Atlântica. Além disso, são convidados a desenvolver com seus alunos projetos educativos que engajem a comunidade escolar em ações participativas de conservação. O curso tem duração de oito meses e compreende encontros no Parque das Aves e no Parque Nacional do Iguaçu.
Clubinho guardiões da mata atlântica. Este programa é destinado a crianças 7 a 10 anos e tem como objetivo promover a conexão de crianças com o bioma Mata Atlântica por meio de atividades que incentivem a cooperação, a participação e o engajamento. O Clubinho acontece mensalmente aos sábados, durante um ano. Em cada encontro são utilizadas diversas estratégias educativas, sendo elas: dinâmicas, jogos educativos, oficinas, palestras, estudos do meio, trilhas, visitas em áreas do entorno do Parque, práticas em parcerias com os setores do Parque das Aves, produção de materiais colaborativos (exposições e painéis), entre outros. A proposta é que em cada encontro Os Guardiões possam realizar o acompanhamento ou a prática com um setor específico do Parque das Aves, promovendo o contato com a missão e os princípios da instituição para a conservação da Mata Atlântica.
Curso de formação de educadores e mediadores do Parque das Aves. A equipe de educadores e mediadores do Departamento de Educação Ambiental participa, ao longo de todo o ano, do curso de formação inicial e continuada que visa contribuir para a construção dos saberes e discursos que constituem e orientam a mediação como prática educacional e profissional. A programação do curso inclui: Ciclo de palestras ministradas por profissionais do Parque das Aves para apresentação do trabalho desenvolvido na instituição e apropriação dos conteúdos inerentes à prática de mediação; Encontros formativos para mediação na exposição de longa duração, nos quais os mediadores ambientais discutem temas do discurso expositivo e elaboram estratégias de mediação para o público que visita o parque espontaneamente; Desenvolvimento de estratégias educativas, no qual educadores e mediadores desenvolvem, em grupos, ações e atividades para diversos públicos visitantes, por meio da pedagogia de projetos.
Programa de estágio supervisionado. É oferecido um Programa de Estágio Supervisionado, com quatro vagas, tendo como objetivo oportunizar aos estudantes de diversas áreas do conhecimento a vivência profissional, contribuindo para aperfeiçoar habilidades conceituais e práticas do campo da educação em espaços não formais, bem como aspectos que se referem ao relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e colaboração. Os estagiários participam do Curso de Formação de Educadores e Mediadores, realizam diversos programas educativos do departamento e possuem a oportunidade de desenvolver projetos que envolvem as etapas de  criação, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas.
Voltar para os programas de educação ambiental.
Compartilhe
Informações
Todos os dias, das 8h30 às 17h
Consulte nossos preços.
Onde estamos
Foz do Iguaçu - PR
Fone +55 45 3529-8282