Programa de educação para conservação com comunidades. Promover o engajamento de comunidades que vivem em áreas de atuação de projetos e programas de conservação de espécies ameaçadas que o Parque das Aves atua, contribuindo para a diminuição de seus impactos e ameaças.
Ações educativas desenvolvidas
Projeto de conservação do Papagaio-Chauá. O Projeto Papagaio-chauá, executado pelo Parque das Aves e coexecutado pela Fundação Neotrópica do Brasil, trabalha ativamente buscando conhecer melhor o chauá (Amazona rhodocorytha) e realizar ações para sua conservação, em toda a área de distribuição natural onde ocorre. Desde o final de 2014, o projeto percorre diversos municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, inseridos na Mata Atlântica, para verificar a distribuição atual da ave e estimar o tamanho e a situação das populações naturais. Além disso, a equipe realiza palestras de sensibilização e sempre busca por novos parceiros locais.
Em 2018, foi iniciado um processo educativo em uma das localidades de ocorrência da espécies, na cidade de Águas Formosas (Minas Gerais), envolvendo três estratégias para públicos distintos: Curso de formação de educação para conservação do chauá, destinado aos professores da educação básica. Curso de formação dos Guardiões do Chauá, destinado aos estudantes do ensino, médio com o objetivo de formar jovens pesquisadores em prol da conservação da espécie e do seu ambiente. Utilizando a metodologia Citizen Science, foram desenvolvidos materiais e aplicativos que possibilitam a coleta de dados para análises e, assim, contribuir para as pesquisas científicas da equipe do Projeto Papagaio-chauá. Diálogos de saberes com famílias de comunidades rurais do entorno de Águas Formosas.
Esses cursos e diálogos de saberes envolveram a produção de materiais educativos e saídas de campo para observação dos papagaios, contribuindo para a conexão com a natureza e, ao mesmo tempo, ressaltando suas ameaças e maneiras de engajarmos para sua conservação. Esse programa educativo conta com o apoio e financiamento do Programa Nature Connect da WAZA/IZE (World Association of Zoos and Aquariums/ International Zoo Educators Association).
Clique aqui para ler o material educativo do Projeto Chauá
Voltar para os programas de educação ambiental
Compartilhe
Informações
Todos os dias, das 8h30 às 17h
Consulte nossos preços.
Onde estamos
Foz do Iguaçu - PR
Fone +55 45 3529-8282