Curso de Educação, Comunicação e Avaliação para Conservação (presencial)

Especialistas participantes: Dr. Andrew Moss, Rachel Lowry, Dr. Eric Jensen, Profa. Alessandra Bizerra, Dra. Judy Mann, Dr. Silvio Marchini, Dr. Joseph Roche e Dr. Brady Wagoner

De 11 de fevereiro de 2019 (segunda-feira) a 10 de maio de 2019 (sexta-feira)

Foz do Iguaçu, Brasil

Índice

1. Sobre o curso 7. Estrutura e tempo de curso
2. Especialistas globais que contribuem com o curso 8. Descrição do curso
3. Objetivos do curso 9. Curso presencial na Mata Atlântica (Foz do Iguaçu, Brasil)
4. Este curso é certo para você? 10. Participantes
5. Tópicos do curso 11. Idiomas do curso
6. Características do curso 12. Taxa de matrícula

Sobre o curso

  Este curso de 13 semanas é sobre como a educação e a comunicação para conservação podem fazer a diferença na vida das pessoas para beneficiar a vida selvagem. Ajudaremos você a integrar os melhores conhecimentos disponíveis sobre educação, comunicação e avaliação para conservação em seus planos práticos para engajar seu público.
Para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, este curso oferece acesso a especialistas globais que apresentarão informações de ponta em pesquisa e prática em educação para conservação, comunicação ambiental e avaliação. Para fornecer apoio prático no desenvolvimento de seus planos, ferramentas e métodos, este curso inclui uma semana na Mata Atlântica do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, Brasil, na soleira de uma das maravilhas naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Aqui, você estará trabalhando diretamente com especialistas e profissionais de educação e comunicação para conservação para ampliar e aperfeiçoar suas práticas e habilidades.  
O curso está sendo organizado pelo Parque das Aves, um dos principais zoológicos da América Latina que tem um forte foco na conservação de um bioma, a Mata Atlântica, em colaboração com a organização beneficente sem fins lucrativos The Institute for Methods Innovation, que administra o ZooWise projeto de pesquisa de audiência.
 
Voltar para o topo

Especialistas globais que contribuem com o curso

 
 
 
Voltar para o topo

Objetivos do curso

Este curso oferece aos participantes uma base sólida e atualizada em pesquisa, prática e teoria em educação e comunicação para conservação, com avaliação integrada em todos os aspectos do curso. Depois de concluir este curso, os participantes serão capazes de:
  • Entender como os melhores conhecimentos disponíveis em campos relevantes da pesquisa e da teoria se aplicam à prática da educação/comunicação para conservação;
  • Aprender com alguns dos principais especialistas e profissionais globais em educação, comunicação e avaliação para conservação, com oportunidades para envolvimento direto e ao vivo;
  • Obter uma visão mais ampla da diversidade das abordagens de educação/comunicação para conservação em diferentes contextos;
  • Avaliar as necessidades estratégicas que podem ser abordadas em atividades de educação ou comunicação para conservação;
  • Obter uma compreensão mais ampla de estratégias, abordagens, ferramentas e técnicas que você pode usar em suas atividades de educação e comunicação para conservação;
  • Desenvolver um plano estratégico para educação/comunicação para conservação;
  • Preparar modelos de lógica de impacto e teoria de planos de mudança para suas atividades de educação/comunicação;
  • Elaborar um plano de avaliação de alta qualidade para suas atividades de educação/comunicação;
  • Desenvolver instrumentos de pesquisa ou entrevistas/guias de grupos focais para avaliar a qualidade da experiência e seu impacto;
  • Entender como começar a analisar seus dados de avaliação e integrar percepções de avaliação às suas práticas;
  • Adquirir habilidades práticas em planejamento e avaliação de programas;
  • Entender como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade e a eficiência da avaliação;
  • Ter acesso a publicações importantes e outros recursos para leitura futura e desenvolvimento profissional;
  • Desenvolver uma rede estendida com outros educadores e comunicadores de conservação em todo o mundo, criando relacionamentos para colaboração e compartilhamento futuros;
  • Apoio prático e orientação de instrutores do curso, incluindo feedback por escrito de seus projetos e instrumentos de avaliação.
Voltar para o topo

Este curso é certo para você?

São bem-vindos profissionais de conservação com envolvimento ativo em qualquer instituição e/ou setor trabalhando para transmitir uma mensagem ambiental ou de conservação, incluindo projetos de campo de conservação com dimensões de comunidade ou educação.


 

Não consegue vir para o Brasil para a parte presencial deste curso? Opte pelo curso online.

 
Voltar para o topo

Tópicos do curso

Os tópicos do curso incluem:

  • O que sabemos sobre as melhores práticas na educação para conservação?
  • Como você pode desenvolver programas e avaliações eficazes de educação e comunicação para conservação?
  • Como as pessoas aprendem com educação e comunicação para conservação?
  • Como a educação e a comunicação para conservação podem fazer a diferença na vida das pessoas?
  • Qual é o conjunto de ferramentas necessário para uma avaliação eficaz?
  • Como a avaliação pode ser integrada na educação e na comunicação para conservação para desenvolver práticas baseadas em evidências?

Voltar para o topo

Características do curso

Este curso oferece uma masterclass sobre questões relativas a educação, comunicação e avaliação para conservação, incluindo:

  • Vídeos instrutivos online, conteúdo escrito e podcasts dos principais especialistas em conservação e educação ambiental a cada semana, que podem ser acessados a qualquer momento durante o período do curso. Um conjunto de leituras essenciais é fornecido para uso futuro;
  • Sessões semanais ao vivo com especialistas globais no campo da educação, comunicação e avaliação para conservação;
  • Oportunidades para discutir o conteúdo da semana com outros profissionais de conservação de todo o mundo e especialistas globais e instrutores de cursos, obtendo feedback de especialistas e colegas sobre planos ou preocupações práticas;
  • A estrutura do curso encoraja discussões entre outros delegados que participam do curso para construir redes sociais e de apoio e integrar perspectivas de uma ampla gama de experiências ao longo do curso.

 

 

Voltar para o topo

Estrutura e tempo de curso

Este é um curso híbrido de 13 semanas (online e presencial). O curso vai de 11 de fevereiro de 2019 a 10 de maio de 2019 (presencial: 8 a 12 de abril de 2019).

Parte do programa
Duração
Descrição
 
Parte 1
8 semanas
Treinamento online, incluindo webinars semanais de chat ao vivo com especialistas globais.
 
Parte 2
1 semana
Treinamento presencial na Mata Atlântica em Foz do Iguaçu, Brasil.
 

Não consegue vir para o Brasil para a parte presencial deste curso? Opte pelo curso online.

 
Parte 3
4 semanas
Treinamento online, incluindo webinars semanais de bate-papo ao vivo com especialistas globais.
Voltar para o topo

Descrição do curso

Para ajudá-lo a tirar o máximo proveito deste curso, ele começará oito semanas antes do Treinamento Presencial na Mata Atlântica em Foz do Iguaçu. Haverá treinamentos online semanais (tanto em português quanto em inglês) entregues aos participantes por meio de uma plataforma de aprendizado virtual (incluindo vídeos, leituras, questionários) e chats ao vivo semanais com especialistas globais convidados.

 
Voltar para o topo

Curso presencial na Mata Atlântica (Foz do Iguaçu, Brasil)

Na parte 2 (semana 9) do treinamento, você trará seus atuais planos estratégicos, instrumentos, modelos lógicos e dados para o Treinamento Presencial na Mata Atlântica em Foz do Iguaçu. Você se concentrará nesta semana em desenvolver e refinar os seguintes recursos práticos para suas atividades de educação e/ou comunicação para conservação e projetos de conservação:
  • Planos estratégicos
  • Conteúdo educativo e comunicativo
  • Modelos lógicos de impacto
  • Teoria da mudança
  • Planos de avaliação
  • Instrumentos específicos de pesquisa de avaliação ou guias de entrevistas/grupo focal
  • Advocacy e conteúdo e planos para pedidos de financiamento
  • Habilidades de coleta de dados de avaliação
Ao lado do desenvolvimento desses ativos práticos, você participará de sessões de desenvolvimento de habilidades, como desenvolvimento de estratégias educacionais e de comunicação, desenho de pesquisas e estabelecimento de abordagens integradas baseadas em evidências para conservação e comunicação.  

Não consegue vir para o Brasil para a parte presencial deste curso? Opte pelo curso online.

Voltar para o topo

Participantes

Este curso é projetado para permitir que projetos de conservação de campo no Brasil e no mundo, além de outros profissionais, desenvolvam planos efetivos para os aspectos de educação e comunicação de seus projetos. O foco está na preparação de estratégias, planos detalhados baseados em evidências e ferramentas para a condução de intervenções educacionais e de comunicação orientadas para a conservação de alta qualidade. Há uma forte ênfase na avaliação, que é introduzida como parte integrante desta formação.

Espera-se que os participantes tragam planos e instrumentos de avaliação existentes para a parte presencial do curso e desenvolvam novos planos ou atividades a serem implementados em seus projetos ou instituições de conservação. Este curso se baseia em pesquisas e teorias de ponta, mas é projetado para que os profissionais desenvolvam suas práticas e habilidades.

Os lugares neste curso são limitados a 30, com prioridade para aqueles que se inscreverem por primeiro.

Participação internacional:
Haverá uma mistura de participantes brasileiros e internacionais no curso.
O patrocínio está disponível para um número limitado de participantes no Brasil.

 
Voltar para o topo

Idiomas do curso

A fim de permitir a plena participação de profissionais brasileiros e não brasileiros, o curso é acessível em inglês e português do Brasil.
Voltar para o topo

Taxa de matrícula

Custo do curso de 13 semanas:

Inscrição antecipada:
  • US $985
  • Prazo de inscrição: 1º de novembro de 2018
Normal:
  • US $1.285
  • Data final para inscrição: 2 semanas antes do início do curso (28 de janeiro de 2019)
Participantes brasileiros
Os participantes do Brasil são elegíveis a uma taxa de R$ 1.000, pagáveis em até 10 parcelas (vagas limitadas disponíveis).

No formulário de inscrição, você pode solicitar uma bolsa de estudos para redução do valor da inscrição se estiver em um país de baixa renda.
 

Não consegue vir para o Brasil para a parte presencial deste curso? Opte pelo curso online.

Voltar para o topo

Dr. Eric Jensen
Professor Associado

  O Dr. Eric Jensen (Professor Associado do Departamento de Sociologia da Universidade de Warwick) é um cientista social reconhecido internacionalmente, especializado em métodos inovadores de conduzir pesquisas de avaliação de impacto em contextos de aprendizagem informal e engajamento público.

Jensen é autor de Doing Real Research: A Practical Guide to Social Research (SAGE). Ele possui vasta experiência em avaliação de impacto e qualidade de experiência. Ele assessorou importantes instituições culturais e universidades, incluindo a Universidade de Cambridge, National Gallery, Zoológico de Londres, Museu de História Natural, Imperial War Museum, Cheltenham Literature Festival, o Museu Britânico, Museus da Universidade de Cambridge, Museus da Universidade de Oxford, Exploratorium, Zoológico de San Diego e Zoológico do Bronx. Dr. Jensen é PhD em Sociologia pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Ele ensina métodos de pesquisa social na Universidade de Warwick.

Voltar para o topo

Rachel Lowry
Presidente da Associação Internacional de Educadores de Zoológicos | Diretora de Conservação e Ciência da Vida Selvagem

  Rachel Lowry é diretora de Conservação e Ciência da Vida Selvagem nos Zoológicos Victoria e presidente da Associação Internacional de Educadores de Zoológicos (International Zoo Educators Association - IZE). Rachel lidera uma equipe nos Zoológicos Victoria que supervisiona projetos de criação e recuperação de vida selvagem em cativeiro, projetos de socioeconomia, sustentabilidade ambiental, planejamento de coleta, pesquisa e bem-estar animal. Rachel também é conselheira do Comissariado de Espécies Ameaçadas da Austrália e ex-presidente da liderança do Centro de Sustentabilidade.

Rachel desenvolveu programas premiados que abordaram questões de conservação e sustentabilidade, tanto local quanto globalmente, e a campanha “Don’t Palm us Off” ajudou a elevar o perfil do que os zoológicos podem alcançar por meio de campanhas de conservação com a comunidade. Em 2010, Rachel foi premiada como Líder de Sustentabilidade do ano pela WME no setor de Governo e ONG. Em 2011, ela foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes de Melbourne pelo jornal “The Age”. Em 2012, Rachel liderou uma equipe cujas iniciativas de sustentabilidade garantiram aos Zoológicos Victoria o título de primeiro zoológico sem emissão carbono no mundo. Rachel está atualmente trabalhando para elevar o perfil dos vertebrados terrestres mais ameaçados de Victoria.

Voltar para o topo

Dra. Judy Mann
Estrategista de Conservação

  Judy Mann é apaixonada pela conservação marinha e concentrou sua carreira em ajudar as pessoas a cuidar dos oceanos. Ela trabalha para a Associação Sul-Africana de Pesquisa Biológica Marinha (SAAMBR) desde 1992. Ela foi diretora do Departamento de Educação por quase 10 anos. Ela era então a diretora do uShaka Sea World por 10 anos, passando pelos anos incríveis da construção, e depois mudando do antigo Sea World para o uShaka Sea World. Após dois anos como CEO da SAAMBR, ela retornou à sua paixão pela conservação e educação e agora é a estrategista de conservação da Associação.

Como estrategista de conservação da SAAMBR, ela lidera o foco de conservação da Associação e é responsável por todas as facetas de comunicação do SAAMBR. Ela lidera a Iniciativa de Pesquisa de Impacto Social. Ela faz uma ampla gama de intervenções de capacitação tanto para a SAAMBR quanto para outras organizações e aconselha as organizações envolvidas na comunicação de conservação.

Judy é PhD pela Universidade de Queensland, na Austrália, onde estudou a melhor maneira de inspirar visitantes de várias culturas a cuidar do meio ambiente. Ela também tem um Mestrado em Ciências em Ictiologia (peixes) e um diploma em Gestão de Negócios.

Judy se apresentou em muitas conferências nacionais e internacionais e publicou amplamente. Ela organizou oficinas, local e internacionalmente, sobre o aprendizado de conservação de zoológicos e aquários, pesquisa de visitantes e comunicação científica. Ela também realizou muitos treinamentos sobre temas marinhos para grupos que vão desde coletores rurais de mexilhões a gerentes de áreas marinhas protegidas em vários locais ao longo da costa leste da África.

Ela foi cofundadora e primeira presidente da Rede Sul-Africana de Educadores Marinhos e Costeiros (MCEN). Esta associação, iniciada em meados da década de 1990, tornou-se a voz e a rede para toda a educação marinha na África do Sul. Foi assessora internacional do Comitê de Educação para Conservação da Associação Americana de Zoológicos e Aquários por dois anos e atuou como membro do comitê da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN. Judy atualmente atua no Comitê Executivo da Associação Pan-Africana de Zoológicos e Aquários (PAAZA).

Voltar para o topo

Profa. Alessandra Bizerra
Professora

  Alessandra é bacharel em Ciências Biológicas (1992 e 2004), com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) (1998) e doutorado em Educação (2009), todas pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e tesoureira da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio - Nacional).

Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não formal, divulgação científica, ensino e aprendizagem de ciências, produção de materiais didáticos.

Voltar para o topo

Dr. Silvio Marchini
Pesquisador Associado

  Estou interessado nas dimensões humanas das interações homem-fauna e, desde o meu trabalho de doutorado no WildCRU sobre as “Dimensões Humanas dos Conflitos entre Pessoas e Jaguares no Brasil”, tenho me dedicado a disseminação e fortalecimento das ciências sociais da conservação e sua aplicação à prática de conservação.

Meu trabalho envolveu uma variedade de questões de conflitos entre humanos e animais selvagens, incluindo grandes felinos e fazendeiros no Brasil, na Bolívia, na Argentina e no México; leões marinhos e pescadores no sul do Brasil; javalis, capivaras, antas e agricultores em paisagens agrícolas; e quatis, saguis e visitantes em parques urbanos e áreas protegidas da Mata Atlântica. Atualmente estou no Laboratório de Ecologia, Gestão e Conservação da Vida Silvestre da Universidade de São Paulo em Piracicaba, onde supervisiono alunos e dou um curso de pós-graduação em Dimensão Humana da Gestão e Conservação da Vida Selvagem. Eu ensinei este curso para estudantes de pós-graduação e profissionais da vida selvagem também em outras partes do Brasil, além de Oxford, Chile, Colômbia, Costa Rica e Bolívia.

Nos últimos anos, interessei-me pela integração das ciências sociais, modelagem espacial e big data analytics, e como aplicá-la à tomada de decisões e planejamento sistemático e político, preenchendo a lacuna entre pesquisadores, planejadores, gerentes e decisores políticos. Como pesquisador associado ao Chester Zoo / WildCRU Partnership, estou explorando maneiras de aprimorar a análise e o gerenciamento de conflitos entre humanos e animais selvagens e desenvolvendo uma estrutura unificada para entender conflitos e coexistência na América do Sul, aproveitando um conjunto de parceiros do projeto em uma ampla seção de contextos ecológicos, culturais, socioeconômicos e políticos no Brasil e na Bolívia.

Voltar para o topo

Dr. Andrew Moss
Cientista Social de Conservação

  Dr. Andrew Moss (Cientista Social de Conservação, Zoológico de Chester) tem mais de uma década de experiência em pesquisa de visitantes em zoológicos e aquários do mundo. Ele liderou mais de cinquenta projetos de pesquisa de avaliação e tem inúmeras publicações, em periódicos como “Conservation Biology”, “Journal of Environmental Education”, “Visitor Studies” e “Nature”.

Especializando-se em métodos de pesquisa quantitativos, particularmente a observação estruturada de visitantes, Andrew está interessado nos efeitos "em tempo real" de animais e exibições em zoológico nos visitantes. Mais recentemente, Andrew foi contratado pela Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (World Association of Zoos and Aquariums - WAZA) para liderar o maior estudo de impactos em visitantes de zoológicos e aquários (30 instituições; n> 6.000). Andrew é um respeitado verificador de dez periódicos, bem como para órgãos de financiamento, como a National Science Foundation. Sua experiência é valorizada tanto dentro da comunidade de zoológicos quanto na academia - ele é membro associado da Universidade de Warwick e membro dos comitês de pesquisa e educação das organizações britânicas e europeias de credenciamento de zoológicos.

Voltar para o topo

Dr. Brady Wagoner
Professor

  O professor Brady Wagoner (Universidade de Aalborg) é um especialista líder mundial em metodologia e memória idiográfica. Ele é diretor do programa de mestrado em Psicologia Cultural na Universidade de Aalborg. Ele fez seu PhD na Universidade de Cambridge, onde desenvolveu novos métodos inovadores para estudar processos culturais e construtivos.

Em particular, ele trabalhou em recordação conversacional, avaliação de impacto em zoológicos e museus de arte, encontros terapêuticos, entre outros. Além disso, ele desenvolveu estratégias de pesquisa que sintetizam métodos qualitativos e quantitativos, utilizando os últimos para situar e contextualizar casos analisados qualitativamente.

Voltar para o topo

Dr. Joseph Roche
Professor assistente

  O Dr. Joseph Roche é astrofísico e professor assistente em educação científica no Trinity College de Dublin. Ele trabalhou para a NASA e observou estrelas simbióticas usando o Telescópio Espacial Hubble.

Ele ensina Ciências e Sociedade e Comunicando Ciências em um programa de Mestrado em Educação em Ciências no Trinity College e é coordenador do curso de um Certificado de Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem do Século 21. Seus atuais interesses de pesquisa incluem: educação científica informal, ciência cidadã e avaliação do engajamento público na ciência.

Voltar para o topo

How To Reserve Your Place

DESCONTO SE VOCÊ RESERVAR até quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Compra antecipada US$ 985
Normal US$ 1285
Participantes brasileiros
Participantes brasileiros são elegíveis a uma taxa significativamente reduzida de R$ 1.000, que podem ser pagos em até 10 parcelas (vagas limitadas)
R$ 1.000
 
 
Voltar para o topo
Compartilhe
Informações
Todos os dias, das 8h30 às 17h
Consulte nossos preços.
Onde estamos
Foz do Iguaçu - PR
Fone +55 45 3529-8282